Símbolos de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 30/08/2022 13h58
Foz do Iguaçu tem oficialmente os seguintes símbolos representativos do município:

Bandeira de Foz

A Bandeira possui um campo verde, que representa as riquezas naturais da cidade. O Brasão ao centro da bandeira simboliza o governo municipal e o retângulo representa a própria cidade, sede do município. As faixas que compõem a bandeira representam o Poder Municipal e as diversas atividades rurais, comerciais e industriais que formam a economia do município.

Brasão OficialO Brasão possui um escudo, o qual lembra a forma dos primeiros escudos introduzidos em Portugal, evocando os principais colonizadores do Brasil. A cor azul alude o céu e também é símbolo de nobreza do povo Iguaçuense. No principal escudo encontram-se três dos principais pontos turísticos de Foz do Iguaçu: Ponte Tancredo Neves, também conhecida como Ponte da Fraternidade (Liga Brasil e Argentina); Ponte Internacional da Amizade, a qual liga Brasil e Paraguai e ao centro das duas pontes está o Marco das Três Fronteiras, onde acontece a confluência dos Rios Paraná e Iguaçu. Já no centro do escudo estão os saltos das Cataratas do Iguaçu e da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional.

O Hino a Foz do Iguaçu também é um símbolo do município, fixado pela lei 528/1968. A letra do Hino é de autoria de Francisco Pereira da Silva e a Música de Ivanildo Rafael.

              

  Hino Oficial de Foz do Iguaçu.jpg                        

 

                                       

  

Ipê Roxo.jpg

O Ipê Roxo (Tabebuia Avelianadae) também consiste em um símbolo da cidade, estabelecido pela Lei nº 1889 de 18/09/1994. Sua data comemorativa anual ficou instituída no dia 21 de setembro (Dia da Árvore). Com a Legislação Municipal, o Ipê Roxo ficou imune ao corte em toda a área do Município de Foz do Iguaçu, salvo em situações de extrema necessidade, após criteriosa avaliação e autorização pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.