19 de setembro: Dia do Educador Social

por Herika Quinaglia última modificação 19/09/2022 14h08


No dia a 19 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Educador Social. A Data foi escolhida pelo congresso nacional em homenagem ao dia do nascimento de Paulo Freire, considerado um dos maiores educadores do Brasil. O papel do educador Social é conectar pessoas em situação de vulnerabilidade com a sociedade. E, para que isso seja possível é necessário promover ações de acompanhamento que estimulem o desenvolvimento social e propiciem a garantia de direitos dessas pessoas.


Em Foz do Iguaçu os Educadores sociais fazem parte da equipe técnica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e através do cumprimento de políticas públicas e utilizando instrumentos pedagógicos, desenvolvem um trabalho educativo que é realizado com pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Em alusão a esta data tão importante, a TV Câmara conversou com Paulo Duranes, educador social no município, que falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais e a importância do trabalho realizado: “apesar de todos os contratempos que enfrentamos no dia a dia, nós levamos em frente nossos afazeres” disse Paulo.


Acompanhe agora: