22 de novembro: Foz do Iguaçu celebra o Dia da Imigração Libanesa

por Elaine Macena última modificação 22/11/2023 11h05
Data de 22 de novembro está instituída por lei no Município que abriga a segunda maior comunidade libanesa do Brasil
22 de novembro: Foz do Iguaçu celebra o Dia da Imigração Libanesa

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

No Brasil, o 22 de novembro é o Dia da Comunidade Libanesa, lembrado pela Independência do Líbano. Em Foz do Iguaçu, a data também é celebrada como o Dia da Imigração Libanesa, instituído e incluído no Calendário Oficial do Município pela lei nº 5.083, de 23 de março de 2022.

A cidade abriga a segunda maior comunidade libanesa do país.  A data relembra a chegada desse povo que, fugindo de conflitos, encontrou refúgio no Brasil e uma perfeita integração. Uma comunidade crescente em Foz do Iguaçu, a comunidade hoje é presente em diversas áreas como medicina, advocacia, engenharia, comunicação, política, entre outras. São três vereadores descendentes de libaneses representando essa comunidade na Câmara Municipal: as vereadoras Anice Gazzaoui (PL) e Yasmin Hachem (MDB) e o vereador Adnan El Sayed (PSD), autor da lei que instituiu a data no Calendário Oficial do Município.

Os três destacam que o Dia da Imigração Libanesa vai além de um reconhecimento da história do povo, ressaltando a integração e as contribuições para o desenvolvimento do Brasil e especialmente na região de Foz do Iguaçu. Assista ao vídeo.