ACDD convida vereadores e faz prestação de contas das emendas impositivas

por Diretoria de Comunicação última modificação 04/10/2018 13h29
Atualmente são atendidos 115 alunos especiais entre crianças e adultos em tempo integral
ACDD convida vereadores e faz prestação de contas das emendas impositivas

Foto: Ass. Ver. Rogério Quadros

A convite da direção, os vereadores estiveram na quarta-feira (3) na sede da Associação Cristã dos Deficientes Físicos (ACDD) onde acompanharam a prestação de contas. Neste ano, a entidade recebeu R$ 148,7 mil em emendas impositivas ao orçamento do Município apresentadas pelos vereadores. Participaram da visita o presidente da Câmara, Rogério Quadros, acompanhado de outros vereadores como Celino Fertrin, João Sabino, Tenente-Coronel Jahnke, Elizeu Liberato e Rosane Bonho.

Os parlamentares conheceram toda a estrutura e o atendimento da ACDD que completou 34 anos de serviços. Atualmente são atendidos  115 alunos especiais entre crianças e adultos em tempo integral. Além da prestação de contas, o presidente da entidade, pastor Josias Florêncio e a diretora pedagógica Carina Moraes, apresentaram os projetos de ampliação e melhorias da estrutura. A ideia é construir dez novas salas, um anfiteatro e ala administrativa e redimensionar o setor de fisioterapia, espaço que vem possibilitando à ACDD manter convênio com o Município atendendo demandas do SUS.

Dívidas quitadas

Florêncio explicou que antes de se credenciar para receber emendas, houve um esforço de todos os funcionários, voluntários e apoiadores para quitar dívidas atrasadas e assim a entidade obter as negativas obrigatórias para receber recursos públicos, inclusive subvenções. “Pagamos a dívida principal e impeditiva que era de aproximadamente R$ 750 mil e agora estamos avançando”, comemorou o pastor. A ACDD possui 55 funcionários dos quais 28 são professores que atuam nas 16 salas de aula, a maioria ainda com espaço pequeno (9 m²) comportando até cinco alunos.

Com o projeto de ampliação as novas salas serão de 32m² e a meta é aumentar a quantidade de alunos atendidos de 115 para 200. Boa parte dos custos de manutenção vem das doações e promoções realizadas pela entidade. “Receber os vereadores na ACDD é sinal de missão cumprida, prestação de contas de que recebemos e foram bem atendidas as 115 crianças, para não dizer as famílias e os professores. A ACDD agradece a todos que se sensibilizaram com a causa e colaboraram”, declarou o pastor.

Apoio à entidade

Os vereadores também foram surpreendidos com uma apresentação dos alunos e professores da escola. Ao final da visita, o presidente da Câmara, Rogério Quadros, declarou: “Hoje fomos convidados para ver o resultado dos trabalhos realizados por meio das emendas dos vereadores. Isso é importante porque sabemos do relevante trabalho prestado por esta instituição. Viemos prestigiar e o mais importante exercer a nossa função, a atribuição que é de fiscalização do dinheiro público”.

O vereador Celino Fertrin disse que ficou feliz com os resultados. “Que maravilha ver uma entidade preocupada com a prestação de contas não somente para manter as portas abertas, mas também para dar transparência e que realmente possamos a cada dia acreditar mais no trabalho bonito, maravilhoso e abençoado como é esse trabalho de anjos que servem aqui pessoas com necessidades especiais”, afirmou.

A vereadora Rosane Bonho, que ajudou na organização da visita, ficou satisfeita com o resultado. “Estamos saindo daqui com uma ideia diferente daquilo que é a ACDD e realmente aquilo que ela precisa. Estaremos futuramente nos reunindo e conversando de que forma podemos ajudar a reconstrução da ACDD que tem um projeto muito lindo de ampliação para o município de Foz do Iguaçu”, afirmou.

Para o vereador Tenente-Coronel Janhke “ficou demonstrado a seriedade com que a diretoria da ACDD está empregando as emendas impositivas que foram destinadas a instituição esse ano. Isso renova o compromisso e a vontade de novamente poder ajudar essa instituição”. João Sabino, declarou que “tudo o que é investido na saúde, na prevenção, na educação para o futuro do Brasil é muito bom”.

Prestação de contas

Conforme a apresentação feita em telão aos vereadores, os valores das emendas impositivas foram aplicados da seguinte forma:

COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES AUTOMOTIVOS R$ 1.827,80

APARELHO E EQUIPAMENTOS PARA ESPORTES E DIVERSÕES R$ 7.660,00

EQUIPAMENTOS PARA ÁUDIO, VÍDEO E FOTO R$ 8.000,00

EQUIPAMENTOS E PROCESSAMENTOS DE DADOS R$ 33.755,00

MOBILIÁRIO EM GERAL R$ 12.188,00

APARELHOS E UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS R$ 10.300,00

APARELHOS, EQUIPAMENTOS, UTENSÍLIOS MÉDICOS-ODONTOLÓGICOS, LABORATORIAIS E HOSPITALAR R$ 4.308,00

PEÇAS NÃO INCORPORÁVEIS A IMÓVEIS R$ 3.700,00

VEÍCULOS DE TRAÇÃO MECÂNICA R$ 67.000,00