Acordo entre Câmara e prefeitura cria o maior programa de castração de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 14/03/2024 14h09
Para agilizar mais de 10 mil castrações de cães e gatos serão remanejados R$ 2 milhões em emendas impositivas lideradas pela vereadora Protetora Carol
Acordo entre Câmara e prefeitura cria o maior programa de castração de Foz

Foto: Nereu Ambrozini - Câmara Foz

A execução de emendas impositivas dos vereadores por parte da prefeitura foi tema de cobrança na sessão desta quinta-feira, 14 de março. As discussões foram levantadas pelo requerimento 182/2024, de autoria da vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP), que solicitou ao Executivo que enviasse representante para esclarecimentos a respeito das emendas impositivas desde 2021 destinadas à causa animal. O debate resultou em acordo para o maior programa de castração na história da cidade com mais de 10 mil procedimentos. A meta é zerar a fila de espera nas ONGs e protetores independentes e famílias de baixa renda cadastradas. Para tanto, serão remanejados R$ 2 milhões em emendas impositivas lideradas pela vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP), que se somam ao programa em andamento na prefeitura.

A decisão em comum acordo é agilizar o programa por meio do credenciamento já homologado e em operação pelo Poder Executivo. De acordo com Nilton Bobato, Secretário de Transparência e Governança, que esteve na Câmara representando o Executivo anunciou: “O programa de castração está começando com cronograma definido e a proposta é que todas as emendas a gente consiga direcionar para castração e com isso zerar a fila até o fim do ano”.  A vereadora Protetora Carol explicou: “Fizemos emendas também para ONG Amigo Peludo, que por questões burocráticas eles ainda não receberam. Então gostaria de saber se poderíamos destinar esse recurso para o programa de castrações, porque há uma fila de 10 mil animais para castrações no município”, pontou.

Após o esclarecimento do secretário houve entendimento de comum acordo entre o Poder Legislativo e Executivo para agilizar o programa. A conclusão é de que por meio do credenciamento já existente na prefeitura recebendo as emendas será a forma mais ágil para realizar mais de 10 mil castrações. Ficou firmado que os recursos previstos em quatro emendas da ordem de R$ 2 milhões sejam remanejados para a Diretoria de Bem-Estar Animal.

Para fechar o acordo, Protetora Carol obteve o aval dos demais vereadores que assinaram conjuntamente as emendas a serem remanejadas: João Morales (União Brasil), Jairo Cardoso (União Brasil), Ney Patrício (PSD), Cabo Cassol (Podemos) e Adnan El Sayed (PSD).

O vereador João Morales questionou se as castrações entram em um cronograma, em virtude do grande volume para zerar a fila de 10 mil animais. O secretário afirmou que depende das clínicas credenciadas. Explicou que são cinco e será possível chegar ao fim do ano cumprindo a meta.

Licença maternidade de 180 dias para vereadoras

Recebeu aprovação em primeiro turno o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 5/ 2023, que concede licença maternidade de 180 dias para as vereadoras. A proposta é de iniciativa da vereadora Yasmin Hachem, assinada também por outros vereadores. A matéria volta posteriormente para discussão e votação em 2º turno, uma vez que projeto de emenda à LOM tem 10 dias de intervalo entre uma votação e outra.

Moção de apoio a aprovação da PEC que trata das polícias municipais

Na mesma sessão a Câmara de Foz aprovou uma moção de apoio à aprovação da proposta de emenda constitucional nº 57/2023, que "Altera os arts. 40 e 144 da Constituição Federal para dispor sobre as Polícias Municipais". A proposta inclui as guardas municipais no rol das polícias constitucionalmente estabelecidas, integrando o Sistema de Segurança Pública e traduz o reconhecimento desta importante instituição, que ao longo dos anos evolui e é reconhecida pela população por sua eficiência e pronta atuação na proteção da segurança pública.

Clique aqui para mais fotos da sessão