Aeronáutica é homenageada na Câmara de Foz do Iguaçu pelos 150 anos de Santos Dumont

por Alanis Cavalheiro última modificação 08/08/2023 14h00
Ato foi celebrado com a entrega de Moção de Aplauso ao DTCEA-FI

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Nesta terça-feira, 8 de agosto, a Câmara de Foz do Iguaçu homenageou a Aeronáutica pelos 150 anos de Alberto Santos Dumont, o pai da aviação e considerado patrono das Cataratas do Iguaçu. A Moção de Aplauso, proposta pelo vereador Jairo Cardoso (União Brasil), foi entregue ao Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Foz do Iguaçu, Major Aviador Olívio Martini Marangon, conduzido à mesa pelo proponente da honraria e pelo vereador Kalito Stoeckl (PSD).

Durante o evento, o vereador Jairo Cardoso reconheceu o legado. “Santos Dumont olhou para nossas Cataratas e para o Parque Nacional e decidiu levar além dessas fronteiras, vendo nestas belezas naturais além de um patrimônio individual”.

Legado valorizado pela Força Aérea

Durante a solenidade, o Suboficial Marcio da Silva Santos, falou em nome da tropa da Força Aérea: “Esse é um momento histórico. Para nós da Força Aérea Brasileira, somos servidores, mas acima de tudo, somos seres humanos. É importante sim o legado de Santos Dumont. É importante sim o legado da Força Aérea Brasileira. Somos um pouco da força de Santos Dumont. Todos nós dedicamos nossa vida em favorecer a Força Aérea”.

O Major Aviador Olívio Martini Marangon usou a tribuna para agradecimentos às pessoas e instituições que tornaram possível eventos como o da presença da Esquadrilha da Fumaça em 3 de agosto, além de reconhecer os feitos do pai da aviação e sua história em Foz do Iguaçu, por meio da “Cavalgada Patriótica”:

“Esta cerimônia destaca sua relação simbiótica entre sua visão aeronáutica e sua relevância para o turismo de Foz do Iguaçu. A expressão ‘padrinho do Parque Nacional’ simboliza nossa profunda gratidão pelo legado de Alberto Santos Dumont. Que suas asas continuem a inspirar jovens brasileiros, perpetuando sua história por gerações”.

Preservação das Cataratas

Na apresentação foi exibido um vídeo em homenagem ao inventor, que desempenhou um papel fundamental na preservação das Cataratas do Iguaçu, defendendo ativamente a desapropriação das terras e criação do que hoje é o Parque Nacional do Iguaçu. Santos Dumont usou do seu prestígio e influência para convencer as autoridades da importância de transformar a área em patrimônio público.

No evento da Câmara estavam presentes os integrantes da Aeronáutica e diversas outras autoridades, dentre elas, André Ribas – Comandante do 14° Batalhão da Polícia Militar; representando o Tenente Coronel Amarildo (Comandante do 9° Grupamento), Giovane Fontes Valenga – 1° Tenente do Corpo de Bombeiros; Fernando Sivelli, chefe substituto do Parque Nacional (ICMBIO); Apolônio Rodrigues, biólogo (Parque Nacional); e Raul Luiz Corrêa, vice-presidente Gresfi – Grêmio Esportivo e Social de Foz do Iguaçu.

VISUALIZE MAIS FOTOS DO ATO