Alunos da Escola Jardim Naipi visitam a Câmara de Foz

por NICHOLAS JULIANO GALVÃO DOS SANTOS última modificação 22/04/2024 13h12
Os estudantes puderam conhecer as instalações, assistir vídeos institucionais e tirar dúvidas com os vereadores
Alunos da Escola Jardim Naipi visitam a Câmara de Foz

Foto: Christian Rizzi - Câmara de Foz

A Câmara Municipal recebeu nesta segunda-feira, 22 de abril, os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Jardim Naipi. A visita foi solicitada pela diretora do colégio, Marinelma Fatima Legnaghi, visando conhecer a estrutura e proporcionar um melhor entendimento do Poder Legislativo. Os 30 alunos foram conduzidos pelas instalações da Câmara chegando até o Plenário, onde puderam conversar e tirar dúvidas com os vereadores Kalito Stockel, Edivaldo Alcântara e Cabo Cassol.

Os estudantes puderam assistir vídeos institucionais que apresentavam as atividades do Poder Legislativo e o seu funcionamento. Em seguida puderam perguntar sobre quando ocorrem as sessões, a duração dos mandatos e qual o papel e importância dos parlamentares. Por último, foram levados até as cadeiras dos vereadores para entender como é a experiência.

O vereador Kalito Stoeckl expressou a relevância da visita: “É importante participarem desse projeto. Hoje eles ainda não votam, porém daqui a cinco, seis anos eles vão tomar as decisões e são eles quem vão colocar as pessoas que estarão aqui. Ou ainda, pode ser alguns deles que estarão aqui”.

O parlamentar Edivaldo Alcântara acrescentou: “Essa recepção é muito importante para que as escolas participem, ou venham até a Câmara Municipal para que eles possam entender o que é uma Câmara, o que os vereadores fazem para melhorar uma cidade”.

A professora Jaqueline da Silva discorreu sobre qual a importância de conhecer a Câmara de Foz: “Trazendo neste espaço, eles procuram aprender mais, saber mais o que é um vereador, como são feitas as leis e para o que servem”.

“Eu achei bem legal quando começamos a estudar sobre a Câmara”, comentou a aluna Ana Laura. Ela também compartilhou a sua parte favorita: “Eu gostei de sentar nos lugares dos vereadores". Outro aluno, Celso Gabriel, falou como foi conhecer o Poder Legislativo: “Eu me senti mais confortável porque eu já estava estudando e comecei a conhecer mais. Eu já tinha visto a Câmara por lives, que mostravam os vereadores e o presidente”.

Fotos aqui: