Alunos da Escola Olímpio Rafagnin realizam visita e conhecem funcionamento da Câmara

por Elaine Macena última modificação 16/04/2024 12h20
Poder Legislativo atendeu solicitação da diretora Juliana Pocaterra Kirch com o objetivo proporcionar uma experiência aos estudantes

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Nesta terça-feira, 16 de abril, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu abriu as portas para receber os alunos do 4° ano do Ensino Fundamental da Escola Olímpio Rafagnin. A visita, solicitada pela diretora Juliana Pocaterra Kirch, teve como objetivo proporcionar aos estudantes uma experiência de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo.

Os 19 alunos foram conduzidos pelas instalações da Casa, iniciando pelo Espaço Memória, onde puderam conhecer documentos históricos em exposição na Câmara. Também estiveram na sala da presidência. Em seguida, dirigiram-se ao plenário, onde tiveram a oportunidade de conversar com os vereadores Yasmin Hachem, Edivaldo Alcântara e Ney Patrício, que responderam as diversas perguntas dos estudantes.

Durante a visita, os alunos assistiram a vídeos institucionais e explicativos sobre o funcionamento da Câmara Municipal. Em seguida, participaram de uma roda de conversa, onde puderam esclarecer dúvidas sobre diversos temas, como o processo de votação, a função dos vereadores, o que são projetos de lei, entre outros assuntos de interesse.

A vereadora Yasmin Hachem expressou sua satisfação com a visita dos alunos, destacando a importância de aproximar a população do trabalho realizado pelo Legislativo: "É maravilhoso quando as crianças vêm conhecer a Câmara Municipal, ainda aprendem sobre o papel dos poderes Legislativo e Executivo. A Câmara aproxima a população daquilo que a gente tem feito no dia a dia”, destacou.

Para a diretora Juliana Pocaterra Kirch, a visita é uma oportunidade de levar conscientização para a população sobre os três poderes. "Estamos trabalhando com os alunos sobre os três poderes. Por isso viemos aqui para conhecer como funciona a Casa de Leis. É através deles que vamos levar conscientização para a população", destacou.

Uma das alunas, Luisa Mariano Ribeiro, compartilhou sua empolgação com a experiência de visitar a instituição: "Eu achei muito legal e interessante também. Gostei muito de sentar nos lugares dos vereadores”.

MAIS FOTOS DA VISITA