Alunos do Colégio Professor Flávio Warken visitam a Câmara Municipal

por Elaine Macena última modificação 04/10/2023 13h18
Estudantes conheceram os trabalhos do Poder Legislativo e puderam simular parte de uma sessão, ocupando as cadeiras dos vereadores
Alunos do Colégio Professor Flávio Warken visitam a Câmara Municipal

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A Câmara Municipal recebeu na manhã desta quarta-feira, 04 de outubro, os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Flávio Warken, Vila “C”. A visita feita pelos 60 alunos foi acompanhada pelos professores Liege Margo Schmitt, Marivete Girelli, Anderson Alves dos Santos e Lucas de Paula Azevedo.

Na recepção, os alunos conheceram o espaço da memória, que fica na entrada do prédio. Em seguida, o presidente da Câmara, João Morales (União Brasil) e os vereadores Anice Gazzaoui (PL), Marcio Rosa (PSD), Edivaldo Alcantara (PTB), Cabo Cassol (Podemos), Kalito Stoeckl (PSD), Adnan El Sayed (PSD), Yasmin Hachem (MDB), Ney Patrício (PSD), Galhardo (Republicanos) e Protetora Carol Dedonatti (PP) explicaram sobre como funcionam os poderes Legislativo, Judiciário e Executivo.

Falaram também sobre procedimentos e tramitação de projetos de lei, bem como o funcionamento das sessões. Após a exibição de vídeos sobre os serviços realizados na Câmara, os alunos puderam simular a participação deles em uma sessão, representando e ocupando a cadeira de cada um dos vereadores nas bancadas.

Empolgada com a visita, a aluna Franciele Lopes de Almeida destacou como se sentiu. ”Foi uma experiência incrível de raciocinar por onde a gente pode começar a fazer política também, já que aqui todo e qualquer um pode chegar até aqui e todo mundo tem esse direito e poder”.

O Presidente da Câmara, João Morales ressaltou a importância de a Casa de Leis receber alunos. Na oportunidade, anunciou as tratativas para uma parceria com o Senado Federal para incentivar a participação dos jovens. “Solicitamos algumas guias para serem distribuídas nas instituições de ensino da cidade, alguns exemplares, por exemplo, da Lei Maria da Penha e da Constituição resumida para se ter um trabalho dinâmico dentro das escolas. Assim que o Senado nos enviar este material, iremos repassar alguns exemplares para vocês terem disponíveis na biblioteca”, disse Morales.

O Professor Lucas de Paula Azevedo agradeceu a todos os vereadores por terem aceito o pedido de visita. “A gente propôs junto da matéria ética e liderança a ter essas abordagens, lidar com essas abordagens e trazer de novo essa força, que é a juventude política que a gente tanto necessita”, comentou.

O vereador Edivaldo Alcântara enfatizou que a política pública é feita através de cada estudante e de cada pessoa. “E aqui que começa a fazer política, nas escolas, na própria casa de vocês. Estamos muito satisfeitos e muito felizes de receber vocês hoje aqui na Câmara Municipal”.