Análise do abono salarial da Educação terá prioridade na Câmara Municipal, afirma Ney Patrício

por roque — última modificação 14/01/2022 20h34

O projeto, que concede abono salarial aos 2.617 profissionais da rede municipal de educação, terá prioridade na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.  A proposta enviada pelo Executivo será analisada em tempo célere garantiu o presidente do Legislativo, Ney Patrício (PSD). A afirmação foi feita em reunião, realizada na tarde desta sexta-feira, 14/01, com representantes do Sinprefi (Sindicato dos Professores e Profissionais da Rede Pública Municipal).

Também participaram do encontro as vereadoras Anice Gazzaoui (PL), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação e Yasmin Hachem (MDB), vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Saúde, além dos vereadores João Morales (DEM) e Adnan El Sayed (PSD).

“Todos os vereadores e servidores desta Casa de Leis estão comprometidos em analisar e votar a proposta em tempo recorde. Neste período até a sessão extraordinária, que deve ocorrer nos próximos dias, manteremos amplo diálogo com o Sinprefi para dirimir eventuais dúvidas”, explicou Ney Patrício.

Durante o encontro, um dos assuntos esclarecidos pelo grupo de vereadores para as representantes do Sinprefi foi em relação a data de votação do projeto, caso seja realizada após o fechamento da folha salarial deste mês. Cada profissional da educação receberá R$ 1.810,00.

“Vencidas todas etapas de análise do projeto, e com pareceres das comissões, jurídico e IBAM, o projeto entra em pauta, e sendo aprovado será sancionado pelo prefeito Chico Brasileiro que, a pedido do presidente da Casa de Leis, Ney Patrício, já se comprometeu com o pagamento do abono salarial para os profissionais da educação ainda neste mês”, tranquilizou Anice Gazzaoui.

“Nos últimos dois dias tenho mantido contato com todos profissionais da rede municipal e representantes do Sinprefi para esclarecer todas as dúvidas mostrando o comprometimento e a transparência desta Casa de Leis com a categoria”, acrescentou Anice, que também será relatora da matéria.

A diretora de Políticas Sindicais do Sinprefi, Viviane Jara Benitez, agradeceu o esforço conjunto e salientou: “A categoria esperou muito por esse abono. É de extrema necessidade. Quanto antes chegar aos servidores, melhor."

A realização da sessão extraordinária para discussão do projeto será marcada nesta próxima semana. É importante lembrar que a votação será transmitida ao vivo pelas redes sociais oficiais do Legislativo, TV Câmara, bem como pelo e-Democracia no site da Casa de Leis: https://www.fozdoiguacu.pr.leg.br/

Outros dois projetos, que também concedem benefícios aos trabalhadores da Educação, serão analisados pela Câmara Municipal nos próximos dias. São eles: novo piso salarial da categoria e do pagamento de duas referências (reajuste de 6% no salário), este previsto para ser incorporado em março.