Anatalicio Risden, vice-Almirante da Marinha, integra o rol de Cidadãos Honorários de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 18/12/2020 15h29

O Legislativo de Foz do Iguaçu realizou sessão solene de entrega do Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu ao senhor vice-almirante Anatalicio Risden Junior. A homenagem foi proposta pelo vereador Luiz Queiroga (PTB). Ela contou com a presença também das vereadoras Nanci Rafagnin Andreola (DEM) e Anice Gazzaoui (PL). O proponente, Queiroga, enfatizou: “O reconhecemos como verdadeiro filho desta cidade. Esse currículo dispensa qualquer comentário. A honraria as vezes se iguala a quem tem os méritos. Quando cheguei na Itaipu para falar com Almirante Risden eu disse a ele que o histórico dele era interessante e ele disse que atribuiria a sua equipe. Dizendo que não seria possível sem uma equipe coesa. Meus parabéns pelo mérito, pelo título e também pelo aniversário na data de hoje”.

A vereadora Nanci Rafagnin Andreola (DEM) destacou: “Quero agradecer tudo o que você tem feito por Foz, pelas instituições. Muita gente não sabe mas você faz muito”. A Associação Santa Rita de Cássia entregou uma homenagem ao congratulado. Amanda Risden, filha de Anatalício, leu um poema de sua autoria em homenagem ao pai.

Após receber o pergaminho, o novo cidadão honorário do município explanou sua gratidão: “Essa cidade me propiciou na minha infância eu ser criança. Passado tudo isso, meus avós estiveram aqui nos primórdios da cidade. É gratificante eu poder voltar depois de ter passado todo período e poder devolver a esta cidade um pouco do que aprendi, trazer para uma grande empresa que é a Itaipu e trazer isso para a cidade, para o Oeste Paranaense. Agradeço muito”.

Risden completou: “Tenho a certeza de que vou levar registrado isso. Tenho certeza de que meu pai em algum lugar está olhando e muito orgulhoso disso. Com ele aprendi o gosto pela leitura e tentei passar isso para meus filhos. Agradeço aos amigos da Marinha. Eu digo que somos um país que fica de costas para o mar. Temos de olhar o mar, temos de olhar o rio. Foz precisa olhar para o rio. Agradeço à Itaipu Binacional. A qualidade das pessoas que estão em Itaipu é algo que sempre me marca. Comprometo-me a transmitir aos meus filhos o amor por essa cidade. Os princípios éticos e morais pelos quais sempre pautei minha vida”.

A experiência de Anatálicio em planejamento, orçamento, finanças e administração no setor público e privado, além de operações de crédito internacionais e estruturação de projetos complexos de Defesa, somando-se à prestação de consultoria à Fundação Getúlio Vargas - FGV, o credenciaram a ocupar o atual cargo de Diretor Financeiro Executivo da Itaipu Binacional. Tendo em vista a singularidade da Itaipu, o maior desafio foi propor um novo modelo de gestão, baseado nas boas práticas nacionais e internacionais, em que a construção de uma nova cultura empresarial, baseada no debate, leve os próprios colaboradores a trazerem novas ideias, a fim de otimizar os processos e procedimentos. Ele tem desenvolvido projetos como a implantação do orçamento base zero; otimização dos processos de compras; evolução de processos empresariais; sempre buscando alinhamento com a Diretoria Paraguaia, por meio de negociações binacionais.

História

Nascido em Curitiba, em 17 de dezembro de 1956, Anatalicio Risden Junior é um dos 5 filhos de Anatalicio e Doracy Risden. Estudou no Colégio Militar de Curitiba, ascendeu na Marinha do Brasil até o posto de Vice-Almirante, devido à sua conduta irrepreensível e comprometimento com a missão. Após a reserva, atuou como consultor na iniciativa privada; atualmente exerce o cargo de Diretor Financeiro da Itaipu Binacional. Sua história com o Paraná pode ser expressa pela cronologia familiar na região oeste e a homenagem de Curitiba ao conceder-lhe Vulto Emérito.

Durante o período em que esteve na ativa, Anatalicio Junior ascendeu na carreira militar de Segundo-Tenente em 1979, passando até a Vice-Almirante, no ano de 2012. Os principais cargos que exerceu foram: Chefe do Departamento de Intendência do Contratorpedeiro “ALAGOAS”; Encarregado de Divisão do Navio-Escola “BRASIL”; Comandante de Companhia da Escola Naval; e de Gabinete e Estado-Maior, como Oficial de Abastecimento do Comando da Força de Contratorpedeiros; Assessor e Chefe do Gabinete do Secretário-Geral da Marinha; de Chefia, como Chefe-Geral dos Serviços do Comando do 7º Distrito Naval.