Anúncio sobre Restaurante Popular enaltece proposições do vereador Galhardo

por Herika Quinaglia última modificação 31/07/2023 13h53
Com emendas impositivas e outras proposições, desde o início do mandato, Galhardo reivindica a instalação de Restaurante Popular

A instalação de Restaurante Popular em Foz do Iguaçu é uma das principais reivindicações do vereador Galhardo (Republicanos). Em busca dessa conquista para garantir alimentação aos mais necessitados, o vereador apresentou emendas impositivas, fez proposições, pronunciamentos, reuniões e visitas às cidades onde o projeto está funcionando. Na quinta-feira passada, 27 de julho, durante a Conferência Municipal de Segurança Alimentar, o prefeito Chico Brasileiro noticiou a assinatura de parcerias para construção do primeiro restaurante popular da cidade. O anúncio engrandece a luta do vereador.

“Já temos um projeto que deve ir para licitação nos próximos dias. Este é um convênio com o Governo do Estado, recursos da prefeitura e emendas parlamentares e devemos buscar junto ao Governo Federal recursos para mais um restaurante popular para Foz do Iguaçu”, informou o prefeito.

O vereador Galhardo disse que a partir de agora, vai acompanhar todo o processo e execução da instalação do Restaurante Popular. "A gente vem trabalhado neste sentido da universalização dos direitos, do acesso às políticas públicas no sentido de garantir alimentação das pessoas, uma refeição de qualidade todos os dias. A pessoa vai acordar e ter a certeza de que vai ter acesso a alimentação de qualidade, que é direito de todos”, afirmou o vereador.

Quase R$ 1 milhão em emendas

Uma das emendas é a de nº 142/2021 em que Galhardo destina R$ 447,5 mil para implantação do Restaurante Popular. Na mesma emenda, os vereadores Ney Patrício (PSD) e Anice Gazzaoui (PL) também ajudaram na causa destinando mais R$ 70 mil. No mesmo ano, Galhardo também apresentou emenda individual (nº 141/2021) no valor de R$ 382,5 mil para reforçar a verba para implantação, além da aquisição de equipamentos e veículos para o futuro Restaurante Popular.

As emendas totalizam quase R$ 1 milhão. Vale lembrar que por força da Lei Orgânica e da Constituição Federal, o Poder Executivo é obrigado a executar as emendas impositivas dos vereadores. Em maio deste ano, Galhardo entrou com dois requerimentos (321 e 322/2021) pedindo informações da prefeitura sobre o cronograma de execução das emendas. Questionou a “real execução das emendas” e se por ventura forem consideradas inexequíveis, que apresentem as devidas justificativas técnicas.

Galhardo também fez várias indicações

Por meio da indicação 3322 de 2021, Galhardo solicitou ao então presidente da Câmara, Ney Patrício (PSD), que determinasse estudos no sentido de que os recursos economizados pelo Poder Legislativo naquele ano fossem devolvidos ao Poder Executivo com a sugestão de aplicação na construção e manutenção do primeiro restaurante popular de Foz do Iguaçu. Outra indicação de Galhardo (nº 206/2022) sugere ao Poder Executivo que o nome do futuro Restaurante Popular seja denominado Irineu Luiz Giacobo, empresário do ramo de vendas e da hotelaria, falecido em 1989 aos 42 anos em decorrência de complicações pós-acidente automobilístico. Irineu é pai do deputado federal Fernando Giacobo.

Parcerias com as universidades

Em conjunto com Kalito Stoeckl (PSD), o vereador Galhardo também assinou a indicação 991/2021 solicitando ao prefeito Chico Brasileiro a realização de parcerias com as universidades para instalação de restaurantes populares nos campi. A ideia é que além dos munícipes o restaurante atenda aos universitários. Em 2021, Galhardo também entrou com o requerimento 725/2021 solicitando a realização de audiência pública para debater assuntos pertinentes à construção de restaurante popular.

Vereador pediu esclarecimentos

Outro requerimento é o de nº 644/2021 em que Galhardo cobrou da prefeitura informações sobre as tratativas e encaminhamentos sobre a captação do recurso de R$ 1 milhão repassado, por emenda, do deputado estadual Aroldo Martins para construção do restaurante popular.

Também consta nos anais da Casa de Leis o requerimento nº 543/2021 apresentado em agosto de 2021 pelo vereador Galhardo. Na proposição, o vereador pede esclarecimentos do prefeito obre um anúncio feito em maio daquele ano da viabilização de R$ 3 milhões, por meio do deputado Giacobo, para construção do Restaurante Popular.

Requereu que fosse informado quais os encaminhamentos feitos a partir da notícia, qual setor da prefeitura ficara responsável para tratar do assunto, se o projeto estava pronto e qual o cronograma da obra. Naquela data, a prefeitura respondeu que ainda não havia recebido o recurso.