Apasfi deverá receber recursos públicos para implantação da Central de Intérpretes de Libras

por Herika Quinaglia última modificação 20/07/2023 12h27
Emenda impositiva da vereadora Yasmin Hachem destina verbas para a entidade

Uma iniciativa da vereadora Yasmin Hachem (MDB) garante recursos no valor de R$ 218 mil em benefício da comunidade surda. Trata-se da emenda impositiva 194/2021 que destina a verba para implantação da Central de Intérpretes de Libras por meio da APASFI - Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Foz do Iguaçu. Um projeto (73/2023) enviado pelo Poder Executivo foi aprovado na sessão desta quinta-feira, 20 de julho, para que a emenda seja efetivamente executada, desde que a entidade atenda a parte de habilitação.

O texto autoriza o prefeito a proceder abertura de um crédito adicional especial com o objetivo de alocar a dotação orçamentária do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência para o atendimento da emenda impositiva. A prefeitura justifica que a emenda não foi executada no ano passado em razão de a entidade não possuir registro no Conselho Municipal de Assistência Social. Entretanto, com a criação do Fundo Especial das Pessoas com Deficiência esse impasse foi superado.

Ao apresentar a emenda, a vereadora Yasmin Hachem ressaltou que a implantação de uma Central de Intérpretes de Libras “representa um avanço para a inclusão social dos cidadãos surdos ou com deficiência auditiva. Garante o desenvolvimento da autonomia e potencialidade destas pessoas”.

Na opinião da vereadora, “as pessoas com deficiência são historicamente negligenciadas e têm seus direitos negados. Com a implantação da central será possível garantir à pessoa surda o direito de ser compreendida em todos os espaços que ela precise acessar”.