Aprovado projeto das 30 horas para servidores da saúde

por Diretoria de Comunicação última modificação 28/03/2024 13h55
Readequação da carga horária foi proposta em projeto enviado pela prefeitura para 30 horas semanais e 10 horas para estudos e cursos
Aprovado projeto das 30 horas para servidores da saúde

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Na linha da garantia de direitos para os servidores municipais, a Câmara de Foz do Iguaçu aprovou nesta quinta-feira, 28 de março, o projeto de lei 27/2024, que trata da jornada de 30 horas semanais para profissionais de saúde, incluindo os da enfermagem, com compensação de 10 horas para estudos e cursos de aperfeiçoamento. A matéria trata da readequação da carga horária de servidores vinculados à Secretaria Municipal de Saúde e empregados públicos da área da saúde.

A carga semanal de 30 horas deve ser realizada em seis horas em turnos ininterruptos na unidade de lotação do servidor. Prevê também que 10 horas semanais sejam para atividades de qualificação, podendo ser na modalidade presencial ou EAD, ficando assegurada a garantia da irredutibilidade dos vencimentos aos servidores abrangidos pela lei.

“Temos um decreto vigente que fixa que a enfermagem faça 30h com mais 10h complementares. Esse projeto vem para dar segurança jurídica por meio de projeto de lei para os profissionais da enfermagem. Temos profissionais vinculados ao PSF, que precisam fazer as 10h para que o município não perca recursos”, explicou a vereadora Anice Gazzaoui (PL). Com a aprovação em dois turnos pelo plenário da Casa, a matéria segue para sanção do prefeito. A lei deve ser regulamentada e, até 90 dias, permanecendo neste período a vigência do disposto decreto 25.772/2017.