Aprovados requerimentos sobre segurança nas escolas e período integral nas creches

por mariaeduarda — última modificação 11/07/2019 13h57
Também foram aprovados outros requerimentos sobre vários assuntos de interesse da comunidade

Os vereadores aprovaram doze requerimentos na sessão ordinária desta quinta-feira (11). A segurança nas escolas, melhorias nas estruturas e período integral nas creches são alguns dos temas relacionados. Também constam assuntos como serviço médico nas unidades de saúde, pedido de informações sobre execução das obras e serviços por meio de emendas impositivas dos vereadores, solicitação de documentos sobre contratações na Fartal e designação de audiência pública sobre macrorregionalização do SAMU.

Obras, vagas e tempo integral nos CMEIs
O vereador Marcio Rosa (PSD) requereu informações sobre a Indicação n° 669/2018, sobre o andamento para a construção do muro no CMEI Municipal José Bento Vidal, informando à inclusão na planilha de obras municipais e qual o prazo para a conclusão. Na mesma linha, a vereadora Inês Weizemann (PSD) solicitou informações atualizadas sobre o atendimento em período integral nos centros municipais de educação infantil de Foz do Iguaçu.
Requereu dados sobre quais oferecem esse tipo de atendimento, quantos alunos estão na lista de espera para o período integral, previsão para acolhimento da demanda na cidade e como isso será feito. De acordo com Inês, muitos pais necessitam de atendimento integral para os filhos porque não têm como quem deixá-los durante o dia.

Segurança nas escolas
Tendo como prioridade a segurança de crianças e funcionários, o vereador Anderson Andrade (PSC) solicitou da prefeitura informações acerca das condições estruturais (fiações elétricas, estrutura predial e telhados) e medidas de segurança básica contra incêndios nas escolas municipais.

Aquisição de computadores
Após receber as demandas da diretoria da Escola Municipal Jardim Naipi, o vereador Marcio Rosa (PSD) solicitou informações sobre o andamento dos pedidos constantes na Indicação nº 573/2018, que trata da aquisição de computadores para o laboratório de informática da escola, localizada na Rua Vicente Celestino n° 100, no bairro Jardim Naipi.

Higienização nos mercados
Pensando no bem-estar da população e nos riscos que bactérias podem causar ao serem ingeridas, a vereadora Nanci Rafagnin Andreola (PDT) solicitou informações sobre como é realizada a fiscalização de higienização dos equipamentos e utensílios utilizados no fornecimento de produtos e serviços aos consumidores, ou colocados à sua disposição, como cestinhas e carrinhos de compras.

Atendimento UBS
O vereador Adenildo Kako (Podemos) requereu informações sobre o atendimento médico prestado na Unidade Básica de Saúde – UBS da Vila C Nova, especificando quantos médicos atuam no referido posto, bem como o horário de atendimento de cada um.

Destinação de lâmpadas
O vereador Celino Fertrin (PDT) solicitou informações sobre a destinação das lâmpadas e luminárias das vias públicas que estão sendo substituídas por lâmpadas de LED no município.

Contratos da Fartal
Celino Fertrin (PDT) requereu cópias das três propostas das seguradoras para o evento FARTAL 2019, bem como cópia da apólice contratada. A proposição visa contribuir para levar informações e esclarecimentos à população.

Situação da ponte no Campos do Iguaçu
O vereador João Miranda (PSD) requereu informações quanto a situação estrutural da Ponte situada ao final da Alameda Pontal, no bairro Campos do Iguaçu.

Recursos de Emendas Impositivas
Atuando na função de fiscalizadora, a vereadora Inês Weizemannn solicitou do Prefeito Municipal, informações sobre a previsão das obras de reforma e ampliação, a aquisição e a entrega de equipamentos e materiais, além da destinação dos recursos encaminhados para fins específicos via emendas impositivas apresentadas por ela e previstas para serem implantadas até o final de 2019. Cada vereador pode destinar até R$ 764.084,30. Os recursos foram destinados para obras e serviços, que devem ser realizados obrigatoriamente pelo Poder Executivo neste ano.
Segundo Inês, foram apresentadas dez emendas próprias, e outras sete foram apoiadas. Os recursos em sua maioria foram destinados para a saúde e instituições de tratamentos especializados do município. A parlamentar aguarda informações sobre a utilização desses recursos de forma detalhada.

Audiência Pública
Diante das dúvidas levantadas durante a sessão ordinária do dia 4 de julho de 2019, quando foi tratada a questão da possibilidade de mudanças na gestão do atendimento de urgência e emergência de Foz para Cascavel, a vereadora Inês Weizemann (PSD) solicitou a realização de uma Audiência Pública. A ideia é debater o assunto com a implantação do Complexo Regulador Macrorregional Oeste, da Secretaria Estadual da Saúde, que abrange as cidades das áreas da 9ª e da 10ª Regional da Saúde.

40 anos do Hospital Costa Cavalcanti
A vereadora Rosane Bonho (PP) solicitou a realização de uma Sessão Solene, em comemoração aos 40 anos do Hospital Ministro Costa Cavalcanti e 25 anos da Fundação de Saúde Itaiguapy. O requerimento contou com a assinatura dos vereadores Marcio Rosa (PSD), Marcelinho Moura (Podemos), Celino Fertrin (PDT), Elizeu Liberato (PR), Anderson Andrade (PSC), Edson Narizão (PTB) e Beni Rodrigues (PSB).
Ao fazer uso da palavra, Rosane contou a história do hospital, que foi o primeiro no Paraná a receber o Título de Certificação de Qualidade em Saúde. Além disso, os números da instituição também ganharam destaque, principalmente no atendimento único de saúde, nas áreas de oncologia, cardiologia, gestação de alto risco e UTI neonatal.