Área da saúde é alvo de diversas cobranças por parte da Câmara de Foz na sessão desta quinta (8)

por Diretoria de Comunicação última modificação 08/02/2024 14h22
Vereadores cobram solução para problemas no SAMU, filas de espera, falta de medicamentos e denúncias de falhas nos atendimentos

Foto: Christian Rizzi - Câmara de Foz

Questionamentos sobre a área da saúde no município dominaram a pauta da sessão ordinária desta quinta-feira, 08 de fevereiro. Diversos requerimentos apresentados por vereadores levantaram indagações e pedido de solução para problemas no SAMU, filas de espera para exames e consultas, medicamentos disponíveis na cesta básica do SUS e denúncias de falhas no sistema de atendimento nas unidades. Os requerimentos foram aprovados pelo plenário e encaminhados aos órgãos competentes para resposta obrigatória da prefeitura.

O vereador Galhardo (Republicanos) cobrou informações, por meio do requerimento 36/2024, sobre falta de medicamentos de uso contínuo na UBS de Três Lagoas. O vereador Kalito Stoeckl (PSD), questionou, também via requerimento (58/2024), sobre o contrato do serviço médico de reumatologia, alegando que informações deram conta de que o contrato encerra em fevereiro e as pessoas não estão conseguindo agendar consultas para a referida especialidade.

Ainda no que tange à saúde, mas com objeto no atendimento do SAMU, um requerimento 32/2024 pede informações sobre o contrato da empresa responsável por gerir o Samu. Já o requerimento 33/2024 questiona sobre possível atraso de salário e falta de uniformes e EPIs para profissionais do SAMU. Ambas as cobranças são de autoria do vereador Galhardo (Republicanos).

Fila de espera

Um dos assuntos discutidos na sessão foi um requerimento (55/2024), do vereador Marcio Rosa (PSD), que pede informações sobre a fila de espera para cirurgias na especialidade de urologia no município de Foz do Iguaçu. “Vamos cuidar das filas da saúde, das pessoas que deixaram de ser atendidas, filas e mais filas, falta de medicamentos”, enfatizou o vereador Marcio Rosa (PSD). “Que pressa é essa de colocar a coisa pra funcionar pela metade?”, acrescentou o vereador Cabo Cassol (Podemos), ao se referir à UPA do Morumbi, recentemente reaberta.

Os requerimentos foram aprovados pelo plenário e encaminhados aos órgãos competentes para retorno.

Questionamentos à Copel sobre quedas de energia

Três requerimentos aprovados na sessão de hoje pedem esclarecimentos à Copel sobre as constantes interrupções de fornecimento de energia elétrica na cidade. Um deles (requerimento 35/2024), foi feito a partir de questionamentos feitos pelos moradores do Portal da Foz, que ocorreram nos primeiros dias de janeiro. Outra cobrança, no mesmo sentido, foi sobre interrupções de fornecimento de energia no Jardim Cataratas (requerimento 69/2024), ocorridas no mês de janeiro e o requerimento 37/2024 sobre interrupções no Jardim Almada, bairro Cidade Nova, ocorridos, segundo os moradores, desde 25 de dezembro até janeiro. Os requerimentos sobre o assunto são de autoria do vereador Galhardo (Republicanos) e foram aprovados.

Clique aqui para mais fotos da sessão

registrado em: