Área da saúde representava mais de um terço dos requerimentos de setembro

por Alanis Cavalheiro última modificação 04/10/2023 08h27
Levantamento aponta diversos questionamentos sobre estados clínicos de pacientes e filas de esperas para consultas
Área da saúde representava mais de um terço dos requerimentos de setembro

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Em setembro, a saúde novamente liderou o topo das reclamações em diversos requerimentos enviados por meio dos vereadores de Foz do Iguaçu. Com 102 requerimentos protocolados no mês, ao menos um terço dos pedidos oficiais para esclarecimentos e providências a serem tomadas trata de assuntos referentes ao setor da saúde, contabilizando 37 no total. Quantos às outras demandas da população, destacam-se reivindicações sobre: mobilidade urbana (9); prestação de contas de emendas impositivas (8); obras e manutenções em infraestruturas, redes de esgoto e drenagem (8); entre outros.

As reivindicações vão desde as perspectivas de reestruturação de vias até a movimentação funcional de servidores em CMEIs da cidade. Atualmente, 88 requerimentos já foram aprovados e seguem para os setores.

Saúde

Nos últimos três meses a área da saúde representou grande parte dos requerimentos protocolados. No levantamento de agosto, dos 47 requerimentos protocolados, 3 em cada 10 cobravam pareceres referentes ao setor. Dessa vez, ao menos 4 em cada 10 são da área.

O vereador Galhardo (Republicanos) foi responsável por encaminhar diversos requerimentos, buscando esclarecer dúvidas sobre falecimentos de crianças em UPAs e hospitais, além de cobrar motivos quanto a demora em atendimentos e realização de exames em pacientes diversos.

Ney Patrício (PSD) também questionou o Poder Executivo sobre a população em situação de rua, uma demanda que foi amplamente levantada e discutida na última sessão itinerante. Outro questionamento foi levantado pelo vereador Marcio Rosa, que procura saber mais sobre a perspectiva da saúde mental dos servidores municipais, questionando quanto aos atestados médicos emitidos em 2022 e 2023; quais medidas estão sendo tomadas; e existe ou será implementado um plano de gerenciamento de risco.

Mobilidade urbana

Dentre as demandas da população, os vereadores Dr. Freitas (PSD), Rogério Quadros (PTB) e Kalito Stoeckl (PSD) apresentaram requerimentos cobrando por nivelamentos em vias do município, abertura de ruas e estudos quanto a troca de preferencial no cruzamento de ruas e avenidas.

Emendas impositivas

Procurando fiscalizar a execução de emendas impositivas, os vereadores Cabo Cassol (Podemos) e João Morales (União Brasil), questionaram à Prefeitura quanto ao cumprimento das demandas, a fim de prestar contas à população. Quanto as emendas de deputados estaduais, Marcio Rosa questionou ao Poder Executivo sobre as quantias e destinações das enviadas pelos deputados Fernando Giacobo, Gleise Hoffmann e Luciano Alves entre os anos de 2020 e 2023.

Obras de drenagem e infraestrutura

Galhardo, Morales e Quadros requiriram informações quanto as obras de drenagem em áreas no município, apontando a necessidade e perspectiva no que se refere a implementação de rede coletora de esgoto no bairro Porto Meira. Também foram apontadas dúvidas com relação às obras de recapeamento asfáltico.

Outras reivindicações da comunidade

Demais requerimentos protocolados nesta Casa também foram aprovados. Entre eles, estão: concessão de urgência para abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), de forma que operem à parte de outras comissões; questionamento sobre a adulterações de bombas de combustível; quedas constantes de energia; financiamentos realizados pela Prefeitura entre 2017 e 2023; funcionamento e operacionalização de leis vigentes; informações sobre terrenos e imóveis no município; entre outros.