Audiometria poderá atestar surdez para fins de passe livre no transporte

por Elaine Macena última modificação 13/09/2023 14h06
Projeto da vereadora Yasmin Hachem, aprovado na Câmara, facilita acesso ao passe livre para pessoas com deficiência auditiva
Audiometria poderá atestar surdez para fins de passe livre no transporte

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Na sessão ordinária desta quarta-feira, 13 de setembro, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu aprovou o Projeto de Lei nº 64/2023, de autoria da vereadora Yasmin Hachem (MDB). O texto propõe alterações na Lei nº 2.868/2003 definindo que a partir de agora a audiometria poderá atestar surdez para fins de passe livre no transporte coletivo. Atualmente, a legislação exige a apresentação de laudo médico para avaliar a condição e grau de deficiência auditiva.

Conforme justificou a vereadora, “diante da crescente demanda e utilização do Sistema Único de Saúde pela sociedade em geral, combinada às longas filas e obstáculos na busca e acesso a especialistas por parte da comunidade surda, torna-se imperativa a revisão da normativa. A sugestão é a inclusão da audiometria como alternativa ao laudo médico, pois esta oferece uma avaliação igualmente precisa do nível de surdez, sendo de mais fácil acesso para atestar a deficiência auditiva”.

Yasmin Hachem também argumentou que a norma atual requer a apresentação do laudo anualmente, “algo que a comunidade surda argumenta ser totalmente dispensável, uma vez que a surdez é uma condição permanente, sem perspectiva de reversão, ou seja, um indivíduo surdo não possui a possibilidade de se tornar ouvinte”. Afirmou que “conseguir um laudo todos os anos para poder comprovar a surdez é muito trabalhoso. Esse projeto de lei facilita porque a você poderá comprovar que é surdo, trocando o laudo pela audiometria que é muito mais simples e muito mais fácil de conseguir”.

Outros projetos: reconhecimento às mulheres da segurança pública

Durante a sessão ordinária foram aprovados na ordem do dia outros cinco projetos de lei, dentre eles, o de nº 67 de 2023, apresentado pelo vereador Marcio Rosa (PSD), que institui o Dia da Policial Militar Feminina, da Policial Civil Feminina, da Guarda Municipal Feminina e da Bombeira Militar no âmbito do município. Outro projeto de Lei nº 72 de 2023, que declara de Utilidade Pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários – APMF – do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Onira Caprini Paiz. Esta iniciativa é de autoria do Prefeito Municipal, conforme a Mensagem nº 34/2023.

Moção de Aplauso à Igreja Ceifa

Nesta quarta-feira, 13 de setembro, foi votado na ordem do dia a Moção de Aplauso 14/2023 ao Centro de Integração da Família - Igreja Ceifa. A proposta de autoria dos vereadores Cabo Cassol, Galhardo, João Morales, Kalito Stoeckl e Protetora Carol Dedonatti terá definição de data para entrega da Moção.

Combate à dengue

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 78 de 2023, proposto pelo vereador Rogério Quadros (PTB), que institui e inclui no Calendário de Eventos Oficiais do Município o “Dia Municipal de Combate à Dengue”.

 

MAIS FOTOS DA SESSÃO