Aviso de Pauta: entrega de novos equipamentos para UTI do Hospital Municipal

por Diretoria de Comunicação última modificação 12/09/2019 15h40
Emendas dos vereadores viabilizaram a aquisição dos equipamentos com recursos do Estado

Nesta sexta-feira, às 08h, os vereadores acompanharão a entrega de equipamentos para a UTI do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. A aquisição se deu com recursos oriundos do Estado, porém viabilizados por meio de emendas impositivas que os vereadores fizeram em 2018 para o exercício de 2019. A entrega será feita no próprio Hospital. A emenda destinada à época foi no valor total de R$ 1,65 milhão para aquisição de 15 kits de equipamentos para a Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Cada kit é composto de cama elétrica, monitor multiparâmetro, ventilador pulmonar e poltrona. As poltronas e os monitores estão em fase de licitação.

A emenda destinada à época foi no valor de R$ 1,65 milhão para aquisição de 15 kits de equipamentos para a Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Municipal Padre Germano Lauck. Cada kit é composto de cama elétrica, monitor multiparâmetro, ventilador pulmonar e poltrona.

O entendimento para que as emendas fossem atendidas com recursos do Estado contou com intermediação do Governo do Paraná, após diálogo entre vereadores, Prefeitura e articulação em Curitiba do deputado Hussein Bakri (PSD), com empenho do secretário de Saúde, Beto Preto e decisão do governador Ratinho Junior (PSD). O ato marcou a retomada de envio de recursos do Governo Estadual para o município.

Houve autorização para disponibilidade da verba para o Município licitar e adquirir os equipamentos com recursos do Estado para esse fim.  A adequação ocorreu para que a verba do Governo do Estado pudesse entrar no orçamento do município.

A verba em questão (R$ 1 milhão 650 mil reais) entrou como recurso novo no orçamento, o qual foi destinado para compra de equipamentos para os 15 leitos de UTI no hospital. Os equipamentos foram especificados na emenda dos vereadores sendo obrigação do Município adquirir. Como o Estado se dispôs a repassar o valor, se fez necessária na adequação orçamentária.

A emenda foi coletiva de autoria de Rosane Bonho (atualmente ex-vereadora), Andrade Anderson (também hoje na condição de ex-vereador), Beni Rodrigues, Rogério Quadros, Celino Fertrin, Jeferson Brayner, Elizeu Liberato, Inês Weizemann, João Miranda, João Sabino (ex-vereador), Adenildo Kako (ex-vereador), Marcelinho Moura (ex-vereador) e Nanci Rafagnin Andreola.

registrado em: