Bancada feminina requer acompanhamento dos familiares de vítimas da violência doméstica

por Diretoria de Comunicação última modificação 10/03/2021 08h41
Vereadoras Anice Gazzaoui, Yasmin Hachem e Protetora Carol apresentaram requerimento pedindo informações oficiais sobre o serviço

Nesta terça-feira (09) durante Sessão Ordinária, as vereadoras Anice Gazzaoui (PL), Yasmin Hachem (MDB) e Protetora Carol (PP), da bancada feminina da Câmara de Foz do Iguaçu, apresentaram um requerimento solicitando do Poder Executivo informações sobre o acompanhamento dos familiares das vítimas de violência doméstica. O questionamento das parlamentares é em relação ao acompanhamento em geral, como ele é feito e quais são os números desse serviço ainda pouco conhecido.


A vereadora Protetora Carol destacou que o ato de violência doméstica causa traumas e transtornos não só à vítima, mas também aos familiares, que sofrem com marcas físicas e psicológicas. Neste caso, é necessário o acompanhamento por especialistas e o Poder Público deve se encarregar de prestar o devido auxilio a essas pessoas.


Durante a discussão do requerimento, a vereadora Anice citou o trágico assassinato, ocorrido na manhã de sábado, que chocou a cidade. Uma jovem de 16 anos teve sua vida ceifada por vingança do padrasto. “A gente sabe que essas coisas acontecem sempre por pessoas próximas, que convivem com a vítima”, ressaltou a vereadora.


Ás vésperas do Dia Internacional da Mulher, algo tão triste aconteceu, e na segunda-feira, dia 08 de março, mulheres se reuniram para falar sobre seus direitos. ”Ontem foi um dia histórico para nós. No dia das mulheres, nós nos reunimos para falar do abuso e assédio sexual nos órgãos públicos. Eu, juntamente com as vereadoras e secretárias, a frente de projetos e repartições, citamos todos os tipos de abuso que podem acontecer e como prevenir esse tipo de situação” disse Anice.


Ainda durante a defesa do requerimento, o vereador Ney Patrício sugeriu uma adaptação ao projeto, já que muito se fala sobre casos de abuso e assédio em órgãos públicos, mas muitas mulheres são importunadas com este tipo de situação também no setor privado. A vereadora Yasmin Hachem e Protetora Carol, que participam juntamente com Anice na defesa do requerimento, concordou com a sugestão do Presidente da Casa Leis.


A causa feminina tem sido assunto recorrente entre os vereadores que adotaram a causa e tem mostrado toda a sua preocupação, seja com as vítimas, suas famílias, seu ambiente de trabalho e os momentos que enfrentam em seu dia a dia. O requerimento foi aprovado por unanimidade entre os vereadores.


Texto: Assessoria Vereadora Anice Gazzaoui