Câmara amplia debate para melhorar o transporte público

por Herika Quinaglia última modificação 01/06/2023 14h16
Audiência pública reuniu diversas autoridades; Comissão técnica deverá definir as alternativas para o sistema
Câmara amplia debate para melhorar o transporte público

Foto: Crishian Rizzi

Nesta quarta-feira, 31 de maio, a Câmara de Foz do Iguaçu promoveu uma audiência pública para debater a viabilidade e implementação de programas para melhorar o transporte coletivo urbano. Com base nas exposições e soluções viáveis apresentadas durante o debate, o vereador Edivaldo Alcântara (PTB), proponente da audiência, anunciou a criação de uma comissão técnica que deverá definir as alternativas.

A iniciativa do requerimento para ampliar as discussões foi assinada também pelos vereadores Alex Meyer (PP), Anice Gazzaoui (PL), Dr. Freitas (PSD), João Morales (União Brasil), Ney Patrício (PSD) e Yasmin Hachem (MDB). “A intenção dessa audiência pública hoje é tirar todas as dúvidas que a população tem para que nós possamos ter um transporte público de qualidade em Foz do Iguaçu, assim como a Tarifa Zero, ou até propor uma tarifa mais justa, mais barata”, explicou Edivaldo Alcântara.

TARIFA ZERO
Primeiro expositor na audiência, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Elias, apresentou dados sobre o sistema de Tarifa Zero aplicado no município, localizado no litoral do Paraná. Representantes do município de Araucária (região Metropolitana de Curitiba), o superintendente Wilmer Jacó e o assessor de planejamento e operações Vilson Tavares, também apresentaram dados do programa de gratuidade implementado.

Outros técnicos e gestores mostraram diversas alternativas a serem avaliadas pela comissão. Dentre os expositores estão Marcio Massakiti, coordenador de pesquisa e desenvolvimento na área de energias renováveis da Itaipu Binacional, que forneceu informações sobre o transporte híbrido e/ou elétrico e a diminuição de agentes poluentes. Dyorgenes da Silva, diretor de desenvolvimento e transportes públicos do Foztrans, divulgou dados e informações técnicas, desde a quantidade de veículos, quilometragens percorridas, análise diárias até o panorama geral.

SUBSÍDIO PARA O SETOR E PLANO DE MOBILIDADE

O Secretário Extraordinário do Transporte Coletivo Urbano de Foz do Iguaçu, Fernando Maraninchi e o proprietário da viação Santa Clara, Rodrigo Corleto, mostraram parâmetros, explicando o processo de contratação da empresa, treinamentos e as etapas percorridas desde então. Defenderam a necessidade do aporte financeiro que tramita na Casa de Leis por meio de projeto enviado pelo Executivo.

Haralan Mucelini, voluntário representante do Observatório Social de Foz do Iguaçu, forneceu análise e propostas no que diz respeito à mobilidade urbana, apontando que “tudo que foi falado aqui [na audiência] tem uma parte importante. Um bom plano de mobilidade, rever o planejamento da cidade, discutir matrizes energéticas, discutir a questão do custeio de 100% da cidade e os reflexos que isso vai ter para a sociedade, como melhoria de vida, qualidade, acessibilidade a todos e um resultado socioambiental muito forte para o município. Isso é uma política pública que o Executivo junto com o Legislativo deve estudar e aprimorar para apresentar para a cidade”.

Também participaram da audiência os vereadores João Morales (União Brasil), presidente da Casa, e Protetora Carol Dedonatti (PP).

Clique aqui e veja mais fotos