Câmara aprova Moção de Apoio pela reconstrução da Unioeste de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 17/12/2021 10h07

A Câmara Municipal aprovou nesta quinta-feira, 16 de dezembro, Moção de Apoio (24/2021) pela reconstrução da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste de Foz), que teve a estrutura devastada após um temporal em 23 de outubro de 2021. O documento, aprovado por unanimidade, foi subscrito pelo vereador Kalito Stoeckl (PSD) e demais parlamentares.

Segundo a Somar Meteorologia, os ventos chegaram a 79,6 km/h, com volume de 38 milímetros de chuva. Conforme balanço apresentado pela Defesa Civil, a tempestade contribuiu para a derrubada de mais de 30 árvores, o que ocasionou danos em diversas propriedades. Um dos imóveis atingidos foi o Campus da Unioeste, que teve destruídos os telhados de todos os blocos, diversas janelas e portas de vidro, equipamentos, documentos, entre outros materiais da instituição de ensino superior, que estima um prejuízo de cerca de R$ 2.500 milhões.

“A gente agradece e parabeniza a liberação de recursos na faixa de R$ 1,5 milhão para reconstrução da Unioeste. Mas, é preciso mais. A Unioeste também contará com apoio da Itaipu e da Defesa Civil”, afirmou Kalito Stoeckl. “Eu também tenho uma história com a Unioeste, principalmente pela minha mãe, que é professora fundadora do curso de pedagogia, mas é servidora da universidade desde 1989. Também tenho muito orgulho de ser formada na Unioeste. A educação pública, gratuita e de qualidade mudou minha vida”, disse a vereadora Yasmin Hachem (MDB).

O diretor da universidade, Fernando Martins, falou na chamada Tribuna Popular sobre as demandas para recuperação das instalações, após o evento climático. “A Unioeste é um patrimônio do povo do Paraná, que há mais de 40 anos vem contribuindo para o desenvolvimento econômico e social regional. Em Foz, é pioneira em vários campos da ciência, com primeiro mestrado e doutorado na cidade. O plantão covid funciona dentro da Unioeste. Desenvolvemos capacitação para avaliação de acuidade visual nas escolas, por exemplo. Curso de cuidador de idosos foi também muito importante. Sobre o temporal, nenhum bloco saiu ileso. A prefeitura foi muito ágil. Com dinheiro do seguro, que é muito baixo, R$ 300 mil, poderemos dar utilidade ao bloco administrativo, mas ainda está bastante precário. Para as ações da reconstrução, estamos na busca de recursos federais, estaduais e apoio da sociedade civil. Queremos aproximar, ainda mais, a universidade da sociedade. Queremos abrir cursos, ensino, pós-graduação, extensão, ouvir a sociedade”.