Câmara aprova projeto de apoio gestacional para reduzir a mortalidade infantil

por Alanis Cavalheiro última modificação 23/11/2023 13h21
Iniciativa do vereador Galhardo reforça a importância da conscientização e da assistência total às gestantes
Câmara aprova projeto de apoio gestacional para reduzir a mortalidade infantil

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A Câmara de Foz do Iguaçu aprovou por unanimidade na quarta-feira, 22, um projeto do vereador Galhardo (Republicanos) que promove a conscientização sobre a importância dos cuidados na fase gestacional. A iniciativa destaca o compromisso do Poder Público em promover políticas de conscientização e ações que apoiem as gestantes, reforçando a necessidade do suporte durante esta etapa da vida. Um dos objetivos é cuidar da saúde da mãe e reduzir a mortalidade infantil. O projeto instituindo a Semana Municipal de Apoio Gestacional segue para o Poder Executivo, aguardando sanção do prefeito municipal.

 “Eu tenho trazido essas informações e cobrado insistentemente do Poder Público em razão do elevado número de óbitos de crianças no município”, explicou Galhardo. Segundo o parlamentar, a semana deverá ser realizada no mesmo período de se comemora o Dia da Gestante, em 15 de agosto. “Será para a gente discutir, trazer especialistas, esclarecer para todas as mulheres o que é a violência obstétrica, por exemplo, entre outros pontos que certamente esses profissionais nesta semana poderão contribuir”, finalizou.

 Em justificativa ao projeto, Galhardo destaco que “é fundamental que o poder público municipal ofereça total apoio às gestantes. Essa medida contribui para a implementação de políticas de proteção, fortalecendo a rede de suporte e promovendo uma gestação saudável”.