Câmara aprova projeto de turismo nos bairros de Foz do Iguaçu

por Diretoria de Comunicação última modificação 10/04/2024 13h56
Proposta do vereador Adnan El Sayed objetiva levar turistas para os bairros fomentando emprego e renda nas comunidades
Câmara aprova projeto de turismo nos bairros de Foz do Iguaçu

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Com o intuito de beneficiar comunidades locais e visitantes de Foz do Iguaçu, a Câmara aprovou um projeto de lei do vereador Adnan El Sayed que cria o turismo de base comunitária. Com essa iniciativa em prol do desenvolvimento descentralizado, a ideia é que as comunidades dos bairros passem efetivamente a fazer parte do turismo, com geração de emprego e renda. O projeto de lei 62/2023 foi aprovado na sessão desta quarta-feira (10/04) em dois turnos e agora segue para sanção do Poder Executivo.

O principal objetivo é fomentar as atividades de turismo nas comunidades, permitindo que sejam contempladas com atividades turísticas de forma mais autônoma, incentivando também a preservação do patrimônio cultural e natural dos bairros. O estímulo à produção e venda de artesanatos, alimentos típicos, serviços de hospedagem, guias turísticos são algumas das atividades de incentivo a economia local.

O autor da proposição, vereador Adnan El Sayed, defendeu: “Vivemos em uma cidade turística e os milhões de turistas que anualmente vêm pra Foz geralmente gastam mais no setor hoteleiro e nos grandes atrativos. Esse projeto de lei do nosso mandato quer levar esses turistas para os bairros, para que também gastem nos comércios locais. A ideia é fomentar o turismo comunitário, que é descentralizado, que também traz a cultura do nosso povo. Temos a Vila Paraguaia, o Jardim América, que tem a cultura Guarani, Paraguaia. Queremos uma Foz do Iguaçu desenvolvida, em que todos tenham oportunidade de emprego e renda”.

Dentre os objetivos da lei estão: não só incentivar o turismo comunitário, como também aprimorar utilização de recursos naturais e manter processos ecológicos essenciais, contribuindo para valorização e conservação da biodiversidade, respeitando autenticidade sociocultural das comunidades. Outra finalidade é assegurar atividades econômicas de longo prazo que ofereçam benefícios socioeconômicos distribuídos de modo equitativo, incluindo oportunidades estáveis de emprego e renda, que possam contribuir para redação da pobreza.

Clique aqui para mais fotos