Câmara aprova readequações administrativas

por Diretoria de Comunicação última modificação 20/09/2022 13h34
As alterações seguem orientação do Tribunal de Contas do Paraná e também da Controladoria Interna da Casa de Leis

Os vereadores aprovaram, na sessão desta terça, 20, dois Projetos de Resolução e um projeto de lei, de autoria da Mesa Diretora, com readequações administrativas na Câmara Municipal. As alterações seguem orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) e também da Controladoria Interna da Casa de Leis.

Uma delas trata de uma antiga demanda interna do legislativo. Em 2018 a Casa de Leis foi alvo de um ataque digital por hacker. Recentemente a Câmara também foi alvo de furto, isso sem contar a fragilidade na segurança interna, o que não ocorre em outras Câmaras de Vereadores no Paraná, que aderiram a ações neste sentido.

Diante disso, a Mesa Diretora propôs a estruturação de uma Diretoria de Segurança Física e Digital com atribuições solicitadas pelo Controle Interno, como já acontece em outras câmaras e órgãos públicos. Além do cargo técnico específico, também serão desenvolvidas medidas, tais como: a implantação de equipamentos para detector de metal e aperfeiçoamento do acesso.

O presidente da Casa, vereador Ney Patrício (PSD), destacou que a Diretoria ficará responsável pela segurança de todo o público presente, além de fortalecer a prevenção a invasões virtuais. “Quero fazer menção que a proposta é da Mesa Diretora, atendendo pedido de vários vereadores para aprimorar a segurança física e digital da Casa. Desta maneira, ampliaremos a segurança de todos, como já ocorre em outros legislativos, bem como na Assembleia Legislativa do Paraná, bem como em órgãos públicos e privados”.

O vereador Alex Meyer (PP) afirmou: “quando houve a situação do Marcelo Arruda pontuamos que deveria ter um olhar maior para a segurança nesta Casa”. O projeto foi aprovado por maioria. Votaram contrário os vereadores: Adnan El Sayed (PSD), Kalito (PSD), Rogério Quadros (PTB) e Cabo Cassol (Podemos).

Outros dois projetos que tratam das atribuições dos cargos de diretores da Câmara Municipal, bem como a criação de assistentes técnicos na Diretoria de Comunicação e na Diretoria de Segurança Física e Digital, ambos a serem ocupados por servidores efetivos, foram aprovados.