Câmara aprova requerimento sobre obras de manutenção na UPA

por mariaeduarda — última modificação 14/10/2019 10h48
Outros requerimentos foram aprovados na última sessão, incluindo vacinação de turistas e resposta a indicações

Na sessão da última quinta-feira (10) os vereadores apresentaram cinco requerimentos, solicitando esclarecimentos em diversas áreas e assuntos de interesse da população. Os pedidos foram aprovados por unanimidade, dentre eles a reivindicação de providências da prefeitura diante da urgente necessidade de obras de manutenção na UPA João Samek. Outros requerimentos aprovados referem-se à saúde preventiva como disponibilização de vacinas para turistas e cobrança de respostas sobre indicações que pedem mais transparência nas licitações da prefeitura.

Necessidade urgente de manutenção das instalações na UPA

A vereadora Anice Nagib Gazzaoui (sem partido) solicitou cópias do cronograma de manutenção da rede elétrica e hidráulica na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Samek, informando quais medidas serão tomadas para a restauração dessas redes. Ao fazer uso da palavra, a vereadora apresentou a versão de alguns funcionários sobre a situação enfrentada no dia a dia. “Temos que trabalhar de maneira preventiva, sem precisar esperar que essas coisas acontecem. Em outubro do ano passado tivemos problemas com a rede elétrica e muitos problemas foram causados” ressaltou.
Segundo Anice, houve recentemente uma reforma na unidade, por isso a necessidade de saber qual é a real situação do local. “Dizer que não tem recurso me preocupa, por que nós destinamos recursos via emenda impositiva e o orçamento total da saúde beira aos R$ 400 milhões, fora o que é repassado pelo governo como recurso extra. Então, precisamos de respostas quanto a essas situações e falta de manutenção”, argumentou.
Os vereadores Celino Fertrin (PDT) e Inês Weizemann (PSD) participaram da discussão, apresentando alguns dados e parabenizando a vereadora Anice pela iniciativa, colaborando em trazer transparência sobre os assuntos da saúde.

Vacinação de turistas

O vereador João Miranda (PSD) solicitou da Diretoria da 9ª Regional de Saúde, informações acerca da vacinação de turistas, nacionais ou estrangeiros, na cidade de Foz do Iguaçu, e se há reserva de vacinas para esse público. “Tenho recebido várias reclamações com relação a turistas que vem a Foz do Iguaçu e que precisam ir ao Paraguai ou a Argentina e tem que estar imunizados, mas as vacinas não estão disponíveis nos postos de saúde ou nas UPAs”, afirmou o vereador.
“O pedido se faz necessário, levando em consideração que estamos situados em uma região de tríplice fronteira, e a imunização é necessária, uma vez que protege nossa cidade e quem passa por ela”, reforçou João Miranda.

Área de lazer para o Porto Meira

A vereadora Anice Nagib Gazzaoui (sem partido) requereu informações acerca da identificação do real proprietário do terreno situado ao final da Rua Boto, na região do Profilurb II, bairro Porto Meira. A necessidade do pedido se dá em razão da intenção de viabilizar uma área de recreação no bairro, composta de um campo de futebol, academia para a terceira idade, além de requerer providências sobre uma demanda dos moradores do bairro a respeito de um esgoto a céu aberto na mesma área.

Transmissão de processos licitatórios

O vereador Elizeu Liberato (PL) requereu informações acerca do andamento do pedido constante na Indicação nº 810/2019, sobre a viabilidade da implantação de transmissão em tempo real dos processos licitatórios feitos pela Administração Pública Municipal, considerando a importância da transparência nas licitações públicas municipais nas gestões futuras. A medida é como um incentivo a maior participação popular nos atos públicos, bem como sua contribuição com a fiscalização e do emprego dos recursos públicos. O projeto nesse mesmo sentido foi reapresentado com a assinatura de nove vereadores, capitaneados pelo vereador Marcio Rosa (PSD).

Pedido de esclarecimento sobre passeio em creche no Dia de Cosme e Damião

O vereador Elizeu Liberato (PL) solicitou informações junto à Secretaria Municipal de Educação sobre o passeio com os alunos dos CMEIs, em comemoração ao dia de Cosme e Damião, realizado no dia 27 de setembro de 2019, na Chácara Lucia, em face das reclamações de familiares, tendo em vista que algumas religiões não comemoram esta data.

Texto: Maria Leithardt com supervisão de Elson Marques