Câmara aprova sugestões de atrações para Fartal e Natal 2020

por mariaeduarda — última modificação 21/02/2020 11h19
Requerimentos prevendo novidades foram aprovados em plenário na quinta-feira

A última sessão ordinária do mês de fevereiro, realizada nesta quinta-feira (20), contou com a aprovação de oito requerimentos, propostos pelos vereadores, com o intuito de atender as demandas da população de Foz do Iguaçu. Dentre os pedidos feitos pelos parlamentares, está o de trazer atrações cristãs ao palco principal da Fartal 2020, incentivar o comércio e os moradores da cidade para o Natal 2020; e também a padronização de calçadas; reivindicação de melhorias no sistema de drenagem no Porto Meira; além de assuntos relacionados a saúde como comunicação ao Ministério Público sobre transferência da gestão das UPAs para a Fundação de Saúde.

Atrações cristãs na Fartal 2020

O vereador Luiz Queiroga (DEM), solicitou do Diretor Presidente da Fundação Cultural, informações acerca das atrações culturais para a organização da Fartal 2020, especificando se haverá contratação de artistas gospel e católicos para os shows musicais, incluindo apresentações no palco principal. “Eu acredito que essa programação, vai atrair mais pessoas para a festa do município, resultando assim em dividendos, fomento da economia, enfim. Isso irá contribuir com a cidade” afirmou Queiroga.
Os vereadores Celino Fertrin (PDT) e Inês Weizemann (PSD), parabenizaram e apoiaram a iniciativa do parlamentar. O vereador Elizeu Liberato (PL) destacou que no ano de 2012, foi feito na Fartal, um dia com shows gospel, e houve muita participação dos moradores da cidade e região.
Jeferson Brayner (Republicanos), também participou da discussão, e ressaltou: “Podemos dizer que seria uma grande gratidão do Governo Municipal aos evangélicos, católicos, aos cristãos, visto que as igrejas trazem um grande benefício a toda população. Gostaria que o responsável não apenas ouvisse, mas atendesse”.

Incentivos para decoração natalina

O vereador Luiz Queiroga (DEM) requereu do Diretor Presidente da Fundação Cultural, informações acerca das premiações e/ou incentivos para casas e estabelecimentos comerciais que realizarem decoração natalina em 2020, incluindo quais serão os critérios utilizados para a premiação, as categorias premiadas, o prazo de inscrição, quais os prêmios para as casas melhores e mais decoradas e quais serão os prêmios para os estabelecimentos comerciais melhores decorados.
“Em 2009, nós aprovamos o Natal das Cataratas aqui. Na primeira edição, estabelecemos uma parceria com o comércio local, que nós destinamos premiações. Isso motivou que todos se organizassem. Essa ação iluminou a nossa cidade”, reforçou Queiroga.
Os vereadores Celino Fertrin (PDT) e João Miranda (PSD) concordaram com o pedido. Eles acreditam nos resultados que a ação pode trazer ao município, além de destacarem a beleza que as luzes carregam, transformando ambientes, trazendo alegria para esta época do ano.

Padronização de calçadas no município

A vereadora Inês Weizemann (PSD), solicitou informações acerca da fiscalização ao cumprimento da Lei n° 3.144/2005, que padroniza as calçadas no município de Foz do Iguaçu, tanto em áreas públicas, quanto em áreas privadas, indicando a quantidade de notificações e de multadas geradas nos anos de 2019 e 2020. Apesar de haver uma legislação que organize e padronize as calçadas do município, muitos proprietários de imóveis ainda não se adequaram às normas, colocando em risco muitos pedestres.

Escoamento de água no Porto Meira

O vereador Rudinei de Moura (Patriota), requereu informações acerca do escoamento de águas pluviais na Rua dos Cravos, no Bairro Porto Meira, indicando se existe algum sistema de drenagem no local, ou estudos para a instalação de bueiros. Em caso negativo, ele solicita saber se há alguma previsão para a resolução do problema, que vem sendo enfrentado pelos moradores da região.
Uma moradora informou ter protocolado um pedido para instalação de bueiro na rua no ano de 2015, no Protocolo Geral da Prefeitura, mas a solicitação não obteve resposta, nem solução.

Legalidade na transferência da administração das UPAs

A vereadora Anice Nagib Gazzaoui (sem partido), solicitou do Ministério Público do Estado do Paraná – MPPR e Ministério Público Federal, informações a respeito da legalidade da transferência da administração das Unidades de Pronto Atendimento – UPA, para a Fundação Municipal de Saúde. O requerimento se pauta na matéria apresentada pelo jornal eletrônico Tribuna Popular, publicada no dia 18/02/2020, e busca respostas referente ao mesmo, para que não haja nenhum tipo de favorecimento na terceirização destes serviços.

Assista à reportagem da TV Câmara: