Câmara comanda interlocução e sedia apresentação do projeto da nova Escola Municipal Lúcia Marlene
Depois de reuniões e intermediações da Câmara de Foz com a prefeitura, foi lançado na manhã desta sexta-feira, 11 de julho, no plenário da Câmara, o novo Projeto Arquitetônico da Escola Municipal Lúcia Marlene Pena Nieradka. A obra será realizada na antiga Praça das Aroeiras, Vila Yolanda, e irá custar 10 milhões de reais.
A apresentação arquitetônica do projeto foi feita no formato 3D no plenário do Legislativo pela Secretaria de Obras e da Educação, juntamente com representantes da escola. A instituição funciona embaixo da arquibancada do estádio de futebol Pedro Basso há 20 anos. A comunidade escolar já luta há muito tempo por um novo espaço adequado para as crianças estudarem.
O projeto inicial passou por readequações, devido à demanda de novos alunos. Na nova versão, a área construída passará a ter 2,9 mil metros quadrados, em um espaço de 4 mil metros quadrados. A estrutura contará com dois andares e 13 salas de aula, com 60 metros quadrados cada. “A demanda aumentou muito e a escola não suporta mais a quantidade de alunos. Então, o projeto antigo precisou ser adaptado para ficar bem maior e poderá atender um pouco mais que o dobro do número de alunos que atenderia com o projeto inicial, facilitando a inclusão do ensino integral”, explicou a secretaria de Educação Silvana Garcia.
A secretaria também pontuou que este projeto vai servir como modelo para as futuras construções de escolas, “Todas as unidades construídas a partir de agora terão essas mesmas características da escola Lucia Marlene”, ressaltou Silvana. Com a aprovação da licitação, prevista para dezembro de 2025, a obra poderá estar concluída em até 18 meses a partir do início. O recurso de R$ 10 milhões é próprio da Secretaria da Educação.
“Hoje é um momento de muita alegria por eles estarem mostrando esse projeto que ficou muito maravilhoso, que agora está atendendo aqueles alunos lá na região, porque essa escola não pode mais ficar embaixo de um estádio de futebol”, disse o Presidente Paulo Debrito (PL).
O vereador Dr. Ranieri (Republicanos) parabenizou todos os envolvidos no projeto, “Quero dar os parabéns a todas as secretarias, e quero deixar um agradecimento para a comunidade que trabalhou e se empenhou, que essa batalha seja exemplo para outras pessoas da cidade. Fico feliz de participar desse luta e ver essa comunidade recebendo essa escola linda”.
Angela Berlanda, mãe de ex aluno do colégio e que está na luta pelo novo espaço há alguns anos, também agradeceu pelo novo planejamento que a escola recebeu. “Vendo o projeto em mãos, a gente agradece muito, é muito mais que a gente esperava, mas é o que a comunidade e os alunos e profissionais merecem”, finalizou.
Estiveram presentes no lançamento os seguintes vereadores: Presidente Paulo Debrito (PL), Cabo Cassol (PL), Marcia Bachixte (MDB), Soldado Fruet (PL). Também estiveram presentes na apresentação: Representantes do Executivo, Secretaria da Educação, SINPREFI e Sindicato dos Servidores Públicos de Foz do Iguaçu (SISMUFI).