Câmara congratula In Memoriam Dr. Jonathan Pliacekos com Título de Cidadão Honorário de Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 01/12/2020 10h57
A família receberá o Título na quarta-feira, 02/12, 9h

FOTO: AMN/PMFI

Na quarta-feira, 02 de dezembro, 09h, a Câmara congratula In memoriam Dr. Jonathan Pliacekos com Título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. A família irá receber a homenagem em nome de Dr. Jonathan, que faleceu este ano em virtude de complicações causadas pela Covid-19. O título será entregue pelo Vereador João Miranda (PSD). A cerimônia será privativa em virtude da pandemia. O projeto de decreto legislativo concedendo a honraria havia sido apresentado em 2019, tendo tramitando neste ano de 2020, mas como foi aprovado em 10 de março de 2020 e o cenário da pandemia impossibilitou a realização da entrega, posteriormente houve ainda as vedações do período eleitoral, a entrega estava agendada para este mês de dezembro, após o pleito.

Dr. Jonathan atuava há 27 anos como médico da rede pública em Foz do Iguaçu. Ele era natural da cidade de Erebango (Rio Grande do Sul). Ele formou-se em medicina pela Universidade Federal do Paraná, em 1969. Em 2019 completou 50 anos de atuação na área. Foi convocado pelo serviço militar e prestou a Aeronáutica nos anos de 1970 e 1971. Casou-se em 1971 e se tornou pai em 1972, quando foi morar na cidade de Altônia, município em que foi Prefeito nos anos de 1989-1992 e também teve um pequeno hospital. Antes de chegar a Foz ele residiu por 21 anos na cidade de Altônia. Também foi fundador da Associação Comercial daquela cidade e Presidente da Associação dos Hospitais do Noroeste do Paraná, assessor especial do Secretário de Saúde do Paraná e outras funções públicas que desempenhou.

Durante a pandemia do novo coronavírus, sabendo dos riscos, ele atendeu os pacientes de casa, via telemedicina, sistema implantado para tratar remotamente os pacientes da Covid-19 e pelo qual haviam passado até o momento cerca de 10 mil pacientes. Ele orientava as pessoas a respeito dos cuidados e medicação. Quando contraiu a Covid-19 foi internado no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, mas o quadro se agravou. Dr. Jonathan deixou a esposa Claudineia Pliacekos e quatro filhos: Alexandre, Melissa, Danielle e Marcos.

É pelo reconhecimento de todo trabalho, dedicação que Dr. Jonathan dispensou ao longo de sua vida e por inúmeras contribuições à saúde e a todo município de Foz do Iguaçu, é que o Legislativo entrega a sua família a maior honraria que a Câmara pode conceder.

Após o Título de Cidadão Honorário, haverá também:

Às 09h30min- Entrega da Moção de Aplauso nº 07/2020, de autoria do Vereador Marcio Rosa, ao Colégio Estadual Barão do Rio Branco, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à comunidade iguaçuense.

Às 10h- Entrega da Moção nº 03/2020, de autoria da Vereadora Anice Gazzaoui, à ABRACRIM (Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas), como reconhecimento pelo trabalho voltado à Advocacia Criminal da região e estados.