Câmara corta R$ 2 milhões do próprio orçamento para ajudar no vale-alimentação dos professores

por Elaine Macena última modificação 15/12/2023 14h08
Recursos passam a constar no orçamento da prefeitura para o exercício de 2024; Outros R$ 4 milhões podem vir de economias da Câmara

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu decidiu cortar R$ 2 milhões do próprio orçamento para ajudar a atender as reinvindicações referentes ao vale-alimentação dos professores. A emenda da mesa diretora do Poder Legislativo está incluída na pauta de votação do projeto global de orçamento anual do Município. Com isso, os recursos vão constar no orçamento da prefeitura para o exercício de 2024.

O presidente da Câmara, João Morales (União Brasil) comentou que vereadores estão juntos com os professores nas pautas apresentadas à prefeitura no movimento deflagrado neste ano, sendo uma das reivindicações a implantação do vale-alimentação. Morales anunciou ainda que a economia na execução orçamentária da Câmara neste ano também pode ser utilizada para ajudar na demanda dos professores.

O Poder Legislativo fará a devolução à prefeitura de aproximadamente R$ 5 milhões, economizados em 2023. Por lei, a Câmara não tem poderes para decidir onde o Executivo vai investir recursos de devolução, mas vai sugerir ao prefeito utilizar R$ 4 milhões deste valor para atender os professores e R$ 1 milhão para o Banco de Projetos do Município, que é uma reivindicação do Codefoz.

Dessa forma, para o vale-alimentação dos professores o Poder Legislativo estará contribuindo com R$ 6 milhões. "O compromisso da Câmara, além desses R$ 2 milhões, é também segurar vários orçamentos e situações no ano de 2023 para que chegasse neste final do ano e tivesse uma sobra da Câmara também para poder auxiliar nesta demanda do município," afirmou o presidente João Morales.

Apoio conjunto dos vereadores

"É um projeto importante, que vem contemplar e é uma reinvindicação antiga desses profissionais de ensino. Então, através do conjunto da Câmara estamos apresentando este projeto para contemplar esta categoria”, reforçou o 1° Vice-Presidente da Câmara, Rogério Quadros (PTB).

O 2° Vice-Presidente, vereador Marcio Rosa (PSD), enalteceu a iniciativa. "A Câmara de Vereadores está contribuindo, através da Mesa Diretora e dos 15 vereadores para suprir as necessidades dos professores. Esses que lutaram e estão buscando seus direitos e uma educação de qualidade," reforçou Marcio.

Jairo Cardoso (União Brasil), 1° Secretário, explica: "Muito importante essa decisão, tendo em vista a Câmara entendendo a situação financeira do município, cortou da própria carne para contemplar esta categoria".

A 2° Secretária, Protetora Carol Dedonatti, também ratificou: "A Casa de Leis, novamente pensando na classe dos professores, além de incluir valores no orçamento do ano que vem, estará devolvendo outro montante ao Poder Executivo para que, como sugestão ao prefeito, seja utilizado no Vale Refeição dessa categoria".