Câmara de Foz atualiza tecnologia e amplia a transparência no serviço público

por mariafernanda — última modificação 16/08/2019 12h21
Novo Portal da Transparência com convênio Câmara, MP e PTI está no processo de migração de dados; Sistema disponibiliza todas as informações do Legislativo

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu disponibiliza todas as informações com transparência total à população iguaçuense. No Portal da Transparência é possível acessar o quadro de pessoal, salários, subsídios dos vereadores, diárias e despesas com locomoção, tabela de vencimentos, frequência nas sessões, informações sobre contratos, acompanhamento dos processos licitatórios, organograma com cargos e funções, demonstrativos de receitas e despesas, relatórios contábeis, atas eletrônicas das sessões realizadas pelo Legislativo, dentre outras informações.

O banner de acesso ao Portal da Transparência é facilmente localizado na página inicial do site da Câmara que utiliza o sistema Interlegis - programa do Senado Federal que auxilia na modernização e transparência das câmaras municipais e capacita servidores e vereadores. O endereço eletrônico é fozdoiguacu.pr.leg.br.

O acesso geral ao Portal da Transparência para que o cidadão possa escolher qual informação deseja acessar, é só acessar o site. Para verificar informações relativas ao quadro de pessoal da Câmara, basta acessar a aba de consultas personalizadas. Toda a remuneração de pessoal e as diárias concedidas também ficam disponíveis no portal.

Implementação e migração de dados para o novo portal

O novo Portal da Transparência, fruto de uma parceria com o Ministério Público, desenvolvido a pedido do órgão pelo Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), está em fase de implementação e migração de dados, o que é um processo complexo, dada a quantidade de informação.

O novo portal já está no ar, mas ainda vem recebendo alimentação nesta etapa de migração de dados. Quando o cidadão ainda não encontrar informações mais antigas no novo portal tem a opção de pesquisar no antigo Portal da Transparência que seguirá disponível até que todos os conteúdos sejam migrados para a nova plataforma.

Licitações e eventos oficiais são transmitidos ao vivo

Com intuito de cumprir a Lei da Transparência e ampliar a participação social, o Legislativo também realiza a transmissão ao vivo de todos os eventos oficiais da Casa, sejam eles: sessões ordinárias e extraordinárias, audiências públicas, sessões solenes, oitivas de CPI quando liberadas pelos depoentes, sessões especiais do Conselho de ética e licitações presenciais.

SAPL e novo site

O Legislativo já vem adotando medidas mais transparentes ao longo do tempo, a fim de facilitar o acesso do cidadão a todos os dados. A implementação do SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) faz parte desse processo de evolução liberando para a população o acesso à tramitação total dos projetos, pareceres, emendas, leis promulgadas, bem como todas as proposições como requerimentos e indicações.

O novo site implementado pela Câmara pelo sistema Interlegis, assim como SAPL é disponibilizado pelo Senado Federal. O mecanismo é mais intuitivo para busca do cidadão, além de ter reduzido drasticamente os custos com manutenção do site oficial do Legislativo e com software de cadastro das proposições.