Câmara de Foz do Iguaçu avança em tecnologia digital e segurança

por Elaine Macena última modificação 06/07/2023 12h56
Com estratégias coordenadas por uma nova diretoria, Poder Legislativo investe em modernização de sistemas
Câmara de Foz do Iguaçu avança em tecnologia digital e segurança

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A Câmara de Foz do Iguaçu vem desenvolvendo um plano de investimentos em modernização de sistemas e proteção de dados. Criada com base em uma indicação da Controladoria Interna da Casa de Leis e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), a nova Diretoria de Segurança Física e Digital, já apresenta avanços em processos internos com mais agilidade e transparência. As atividades começaram em fevereiro deste ano.

Desde então, aconteceu um trabalho de levantamento das demandas para identificação dos problemas e definição do plano de ação. Os primeiros projetos já foram colocados em prática como a tramitação de documentação para o digital, assinatura eletrônica, modernização de áudio e vídeo do plenário, redução de gastos com impressoras locadas e tecnologia da Ura para autoatendimento telefônico.

A CAMINHO DA REDUÇÃO

“No setor administrativo, a tramitação de documentos já ocorre de forma digital. No legislativo, a evolução também já iniciou, com a meta de chegar a papel zero”, disse o diretor de Segurança Física e Digital, Rafael Sanches. Outro ponto positivo é a redução em mais de 50% das impressoras, trazendo maior economia no orçamente e reduzindo impactos ambientais.

Sanches adiantou que vários estudos e levantamentos estão sendo feitos e a previsão é que até o final deste ano sejam implementadas novas tecnologias importantes e necessárias na segurança física do Poder Legislativo.

MELHORIAS NO SISTEMA DE SEGURANÇA DIGITAL

“Foi instalado também o sistema anti-hacker, visto que o sistema já sofreu ataque em 2017”, relata o assistente técnico da Diretoria, Waldson de Almeida Dias. Segundo ele, com essas mudanças, a instituição tende a ganhar tanto a curto quanto a longo prazo, reduzindo ataques digitais e diminuindo riscos de eventuais vazamentos de informações e invasões ao sistema. Para o ano de 2024 estão previstos mais investimentos.