Câmara de Foz economiza R$ 19,7 milhões - maior volume em uma única legislatura

por Diretoria de Comunicação última modificação 21/12/2020 19h16
Prefeito Chico Brasileiro esteve no Legislativo para agradecer aos vereadores pela postura

As medidas de contenção de gastos da atual legislatura na Câmara de Foz do Iguaçu, ao longo destes quatro anos somaram uma economia total de R$ 19,7 milhões. Esse é o maior volume de recursos economizados pela Câmara em uma legislatura. Foram economizados R$ 3,4 milhões em 2017; R$ 4,7 milhões em 2018; R$ 5,2 milhões em 2019; e neste ano R$ 6,4 milhões. Ao longo de 2020 foi repassado R$ 1 milhão e na próxima terça-feira será feita a última remessa na conta do Município no valor de R$ 5,4 milhões.

Dentre as medidas de contenção de despesas estão: Corte de gastos, cargos e salários na Câmara; Realização de pregões para aquisição de materiais e produtos; Redução de cargos comissionados; Ajuste dos critérios para gratificações e licenças-prêmio; não pagamento de horas extras; redução e controle de diárias; corte de telefones celulares para os gabinetes e assessores; e congelamento de salário dos vereadores.

Prefeito faz pronunciamento na Câmara

Logo após a última sessão extraordinária do ano, realizada neste sábado, 19 de dezembro, o prefeito Chico Brasileiro esteve na Câmara onde fez um pronunciamento. “Em nome da Prefeitura, eu só tenho a agradecer à Câmara Municipal. Primeiro pela devolução dos recursos com um montante significativo na ordem de R$ 6,4 milhões neste ano de 2020. E durante os quatro anos, na gestão do ex-presidente Rogério Quadros e na gestão atual do vereador Beni Rodrigues, a somatória chega próximo dos R$ 20 milhões devolvidos aos cofres públicos. Isso é importante, pois esses recursos serão destinados para a saúde e para a educação, como a lei manda, principalmente em saúde”.

Chico Brasileiro lembrou que “esse ano estamos vivendo uma pandemia e essa pandemia requer mais leitos de UTI, requer mais investimentos em saúde e esse recurso devolvido da Câmara vai ser importantíssimo para que possamos fechar as contas, principalmente as contas da saúde e do hospital. Que possamos iniciar 2021 com uma saúde financeira melhor, com uma saúde melhor e seguir investindo em Foz. Então fica o meu agradecimento a Câmara Municipal por essa responsabilidade e zelo pelo dinheiro público, devolvendo esse valor significativo para a população de Foz”.

Beni ressalta reforço para a saúde

O presidente da Câmara, Beni Rodrigues, citou que neste biênio de sua gestão foram R$ 11,6 milhões devolvidos aos cofres da prefeitura. “Completaremos esse total com o repasse de terça-feira. Esse dinheiro estará à disposição da população de Foz do Iguaçu e tenho certeza que será bem proveitoso na administração do prefeito Chico Brasileiro, sendo um recurso fundamental principalmente para saúde de Foz do Iguaçu”;

“É uma união de esforços pela cidade”, afirma Rogério

O ex-presidente da Câmara Rogério Quadros (2017/2018), também participou do ato. “Quando iniciamos essa legislatura, em 2017, o Município estava sem crédito, com uma dificuldade imensa junto aos fornecedores e fomos trabalhando de forma conjunta e com o esforço de todos recuperamos a credibilidade e as finanças. Sempre digo, com um trabalho integrado, com os 15 vereadores junto com o Poder Executivo, uma união pela cidade. Conseguimos economizar desde o primeiro dia aqui na Câmara e agora temos esse montante vultuoso somado ao longo dos quatro anos. Isso vem em benefício de toda a população”, completou Rogério.

R$ 3,4 milhões em 2017
R$ 4,7 milhões em 2018