Câmara de Foz empossa vereadores mirins em projeto de parceria com o TRE

por Diretoria de Comunicação última modificação 04/12/2018 13h29
Estudantes diplomados integram o Projeto Parlamento Jovem, da Escola Judiciária do Paraná

A Câmara de Foz do Iguaçu realizou na última sexta-feira, 30 de novembro, no plenário do Legislativo, a sessão especial de posse dos alunos eleitos, diplomados e integrantes do Projeto Parlamento Jovem, da Escola Judiciária do Paraná, do TRE/PR. Claudinei Zdasnki, representante da Juíza do Cartório da 46ª zona eleitoral de Foz do Iguaçu, fez um pronunciamento durante a cerimônia.

Segundo ele, “o projeto busca trazer o jovem para dentro do meio Legislativo, conhecer o mundo político. Com isso, poderemos ter cidadãos melhores, conhecedores de todo um processo Legislativo, conhecedores do meio político. Que possamos ter melhores eleitores e políticos, os ocupantes dessa casa. É com grato prazer em nome da Juíza eleitoral, Dra. Danuza Zorzi Andrade, externo os parabéns pela participação do Legislativo no projeto do TRE, ao Colégio Sesi, que se engajou e aos alunos”.

Os vereadores mirins empossados pelo Legislativo foram: Eric Friedricj, Helena Cristina Benitez, Nicolas Nunes, Rayane Leidentz, João Vitor Basso, Philipp Wos, Bruna Bertol e Fátima Dabaja. A aluna e vereadora Mirim, Fátima Dabaja, destacou: “É uma grande oportunidade que a Câmara nos forneceu. Até o momento da nossa votação, a gente não sabia a importância. A cada reunião, pesquisa descobrimos mais coisas para construirmos e desenvolvermos um Brasil melhor”.

O Presidente da Câmara, Rogério Quadros (PTB), afirmou que “após o momento de tomar posse, os vereadores mirins receberam grande missão. O desafio é de buscar o bem comum e lutar pelos seus direitos, levantar as questões da sociedade. Esse é o trabalho do vereador, de elaborar leis que vão ao encontro do que a sociedade precisa". Também prestigiaram a cerimônia os vereadores Marcelinho Moura (Podemos), Celino Fertrin (PDT) e Marcio Rosa (PSD).

Construir uma sociedade melhor

O vice-prefeito, Nilton Bobato, representando o Poder Executivo destacou que “talvez um projeto desse seja a necessidade de se dizer que fora da política não há saída para se construir uma sociedade melhor. Fora da política há a barbárie, a violência. A política é a arte fundamental de construirmos projetos para a sociedade. Todo mundo precisa da política”.

Na opinião de Bobato, “vivemos em uma sociedade que depende de leis e ações da política. Posso não precisar do serviço público de saúde, mas ando em uma rua que é pública. Eu ando em uma praça que é gerenciada pelo gestor público. A gente precisa aprender a debater isso e fazer com que as pessoas se integrem ao processo político. Só vamos melhorar a política temos cidadãos melhores. Há um problema de achar também que fazer política se restringe apenas aos momentos eleitorais, acompanham o mandato de quem vocês elegeram, só assim que vamos construir política e políticos melhores”.

“Política é o equilíbrio das forças”

O vereador Marcio Rosa se pronunciou sobre a importância do projeto. “Sabemos que tudo nesse mundo passa por decisões políticas. E a política nada mais é do que o equilíbrio das forças, de forma democrática. Os vereadores que aqui estão representam os quase 300 mil habitantes de Foz. Temos a oportunidade de escolher e eleger quem vai nos representar e política é arte de respeitar quem pensa diferente de nós”, enfatizou Marcio Rosa.

O Vereador Marcelinho Moura (PSD), afirmou que “começamos a dar um passo para o futuro da nação quando ouvimos nossos jovens, que trazem novas ideias para democracia”. O vereador Celino Fertrin complementou dizendo que “era um sonho quando jovem eu me envolver na política, tanto que fazia parte da união dos estudantes em Maringá. Ser vereador é ter um voto de confiança para representar a população”.

Elisangêla Pruner, Coordenadora do Colégio Sesi, e Júlia Ribeiro Ajeje, Diretora de Ensino do Colégio Sesi, explicaram que “o projeto foi um acordo entre a FIEP e o TRE. Tivemos oficina de aprendizagem com a participação de 42 alunos no total. Durante todo o processo tivemos acompanhamento do TRE. No dia 03 de agosto os alunos foram diplomados”.

Clique aqui para mais fotos

Assista ao vídeo: