Câmara de Foz entrega na quarta-feira o Prêmio Mulher Destaque 2019

por mariafernanda — última modificação 13/03/2019 13h10

Por meio da Lei Municipal nº 4.189, de 18/02/2014, a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu entrega nesta semana o Prêmio Mulher Destaque 2019. São quinze homenageadas da área da saúde, indicadas pelos vereadores entre as que obtiveram relevância profissional ou por prestação de serviço social. A sessão solene será na quarta-feira (13) às 09h no plenário do Legislativo.

Confira quem são as indicadas pelos vereadores.

A homenageada do vereador Anderson Andrade (PSC) é Deise Vasques da Cunha, médica ginecologista e obstetra, com 26 anos de profissão e que já realizou quase 10 mil partos.

Beni Rodrigues (PSB), Presidente da Casa, homenageará Angela Carmen de Aguiar González, que em 1996 foi nomeada Coordenadora do Programa de Imunização de Foz do Iguaçu (PNI/Foz) onde permaneceu até a sua aposentadoria. Nesse tempo implantou o PNI no município.

Janete Lúcia Possato Ghellere é a contemplada com o Prêmio Mulher Destaque por indicação do vereador Jeferson Brayner (PRB). A homenageada possui diversas especializações e atualmente é coordenadora do Curso de Enfermagem e professora assistente do Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu e enfermeiro da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, atuando no SAMU como enfermeira do transporte da Unidade de Terapia Intensiva móvel.

O parlamentar Celino Fertrin (PDT) destinará o prêmio a Zulmira Ferreira Daluz, que trabalha para a Prefeitura de Foz do Iguaçu na função de Agente Comunitário de Saúde na Unidade de Saúde da Família Maria Portinho no Morumbi III. É pioneira no Programa de Agente Comunitário de Saúde PACS em Foz do Iguaçu.

Angélica da Silva, enfermeira que trabalhou em várias unidades de saúde durante seus 33 anos na Secretaria de Saúde e atualmente está na UPA Dr. Walter Barbosa, no Bairro Morumbi. Ela é a homenageada pelo vereador Elizeu Liberato (PR).

A homenageada da vereadora Inês Weizemann (PSD), Roseli Cristiane de Oliveira se destaca pelo trabalho realizado na coordenação do Banco de Leite Humano de Foz do Iguaçu.

A vereadora Rosane Bonho (PP), destinará sua homenagem a Marli Timm, técnica em enfermagem que se destacou principalmente por seu trabalho na UTI Neonatal e hoje atua no Hospital Ministro Costa Cavalcanti.

A contemplada pela vereadora Nanci Rafagnin Andreola (PDT), Cenira Camargo Ferreira, iniciou seu trabalho na área da saúde pública em 1998 como agente comunitário de saúde UBS Morumbi I e hoje é responsável por gerenciar a Unidade Básica de Saúde Morumbi II.

O vereador João Miranda (PSD) homenageará Angela Aparecida da Silva pelo trabalho realizado na parte administrativa na Prefeitura de Foz do Iguaçu como Supervisora do Distrito Leste da Secretaria de Saúde.

A técnica em enfermagem, Elaine Pereira Machado, atualmente supervisora dos postos de saúde do Distrito Nordeste receberá a homenagem neste ano por indicação do vereador João Sabino (Patriota).

Por parte do vereador Marcelinho Moura (Podemos) a homenageada será Kátia Yumi Uchimura, Secretária Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu que se destaca pelo trabalho como nutricionista, Especialista em Saúde Pública, Mestre e Doutora em Saúde Coletiva.

A homenageada do vereador Marcio Rosa (PSD) é a Doutora Cirleine Couto, que atuou em importantes áreas da saúde e trabalha na rede pública em Foz do Iguaçu desde 2008, já tendo realizado atendimentos nas áreas da Medicina de Família, Clínica Médica, Pediatria e Psiquiatria.

O vereador Edson Narizão (PTB) prestará homenagem a Vera Lucia Aparecida de Souza pelo trabalho em unidades de saúde do Município. Destacou-se no serviço à comunidade durante 32 anos. Atualmente está aposentada.

A homenageada do vereador Rogério Quadros (PTB) é Cibele Mazzotti dos Santos, que presta serviços no Município há 11 anos e atualmente exerce a função de gerente na Unidade de Saúde da Família do Jardim São Paulo II. Também é integrante do Conselho Local de Saúde e Secretaria do Conselho Distrital Leste.

O vereador Adenildo Kako (Podemos) concederá o prêmio destaque a Michelle de Souza, auxiliar técnica de enfermagem que atuou na Nefroclinica, no Hospital Cataratas, no Hospital Ministro Costa Cavalcante e Hospital Municipal Padre Germano Lauck.  Atualmente é responsável pela central de materiais esterilizados do Serviço Móvel de Urgência – SAMU.