Câmara de Foz entregou Prêmio Mulher Destaque nesta segunda-feira (07/06)

por Diretoria de Comunicação última modificação 08/06/2021 15h02

A sessão solene de entrega do Prêmio Mulher Destaque, realizada na manhã desta segunda-feira, 07 de junho, na Câmara de Foz, homenageou 12 mulheres, indicadas pelos vereadores para serem reconhecidas devido ao seu trabalho e atuação  em prol da sociedade. O evento foi aberto pelo Presidente da Casa, vereador Ney Patrício (PSD). A sessão solene é realizada em atendimento à Lei Municipal nº 4.189, de 18/02/2014.

Em virtude da pandemia, a entrega das placas foi realizada em três blocos de parlamentares e respectivas congratuladas. Os blocos foram conduzidos pelas vereadoras. Sendo o primeiro de condução da vereadora Anice Gazzaoui (PL); o segundo pela Protetora Carol Dedonatti (PP) e o terceiro pela Vereadora Yasmin Hachem (MDB). A vereadora Anice Gazzaoui (PL) fez um pronunciamento enquanto proponente da lei. “Essas mulheres têm responsabilidade muito grande, pois passam a ser embaixadores e porta-vozes femininas. Cada um tem uma luta, mas é na diversidade que podemos vencer”.  No primeiro bloco foram entregues as seguintes homenagens:

- Vereador Adnan El Sayed  congratulou Myrian Concepcion Celeste Maidana Bervian, Assistente Social, que atuou na formação dos clubes de mães e se tornou coordenadora de cerca de 60 clubes em Foz do Iguaçu, atendendo diretamente quase 2.500 pessoas.

- Alex Meyer congratulou Eva Aparecida Claudino Bonfim. Ela começou sua carreira como professora de Educação Infantil em 1996 no Centro de Educação Infantil Mãe Maria por 19 anos, e atualmente está no cargo de Diretora. Há 25 anos que desempenha suas atividades no CEI Mãe Maria – Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida.

- Anice Gazzaoui congratulou Majida Hamed Jbara, foi Presidente do Movimento Estudantil da Universidade Libanesa, atuou como Secretária do Conselho das mulheres em sua cidade, foi vereadora em sua cidade natal e sempre foi atuante na luta contra todos os obstáculos e a discriminação das mulheres que usam véu.

- Cabo Cassol congratulou Maria José Barreto. Ela tem suas raízes de trabalho na agricultura e por meio de suas diversas ações sociais buscou ajudar os mais vulneráveis em Foz do Iguaçu. Mesmo idosa, ela caminha pela cidade de Foz do Iguaçu fazendo a reciclagem de latinhas de refrigerantes e de cervejas para vender e com a arrecadação do recurso ela acolhe os menos favorecidos.

- Dr. Freitas congratulou Lilian Grellmann, jornalista e empresária. Ela é Diretora do Grupo 100fronteiras. É Diretora voluntária da Associação de Mulheres do Turismo de Foz do Iguaçu e também atua na diretoria de Relações Públicas de Foz do Iguaçu e região da Tríplice Fronteira da Febracos (Federação Brasileira de Colunistas Sociais).

No segundo bloco, foram entregues as homenagens propostas pelos vereadores: Edivaldo Alcântara (PTB), Protetora Carol Dedonatti (PP), Jairo Cardoso (DEM) e João Morales (DEM).

- Edivaldo Alcântara congratulou Cristiane Luciana Simão Silva, que trabalha desde 2006 na coleta de reciclagem e já trabalhou em algumas cooperativas dentro da cidade de Foz do Iguaçu.

- Jairo Cardoso congratulou Vanilda da Silva, costureira, que desempenha há mais de 20 anos vários serviços sociais, inclusive no Clube de Mães do Vale do Sol, na grande Três Lagoas. Ela também realiza diversas ações sociais, como festas e demais eventos para angariar recursos que posteriormente retornam a sociedade mais carente.

- João Morales –congratulou Nelci Oro, Juíza de Paz Titular, que completa 40 anos na função, somando um total de 40 mil cerimônias de casamentos oficializadas. Ela iniciou suas atividades profissionais em Foz aos 21 anos nos Cartórios Eleitorais como Escrivã Eleitoral.

- Protetora Carol Dedonatti congratulou Anne Caroline Capponi, Veterinária, ela atende animais de famílias carentes e os resgatados, dando suporte ao trabalho de protetoras, tirando dor e sofrimento de animais vítimas de maus tratos e abandono.

No terceiro bloco, foram entregues as homenagens dos vereadores: Kalito (PSD), Ney Patrício (PSD) e Yasmin Hachem (MDB).

- Kalito congratulou Francisca Lopes de Lima, conhecida como Dona Chica. Há 23 anos ela realiza um projeto em prol da comunidade da Vila das Batalhas. Hoje ela já atende 400 crianças do bairro, fazendo cestas e doações em período de páscoa, natal, dia das crianças.

- Ney Patrício congratulou Maria Lentes Vallejo, trabalha na Vital Engenharia. “Todos os dias ela estampa o sorriso na sua profissão. Os colegas de trabalho a consideram um exemplo a ser seguido, na vida e na profissão. Ela representa o retrato de inúmeras famílias brasileiras.  O prêmio Mulher Destaque é uma forma de homenageá-las e principalmente trazer a pauta de reforçar a  necessidade de políticas para as mulheres”, disse o vereador Ney Patrício (PSD).

- Yasmin Hachem congratulou Kiara de Moraes Heck, atualmente é coordenadora do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Foz do Iguaçu). Na área social trabalhou com adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade e na sequência deu início à sua trajetória dedicada ao atendimento de mulheres no município de Foz do Iguaçu. Ela foi também coordenadora e psicóloga da Casa Abrigo, que atende mulheres em situação de violência.

Mais fotos do evento em: https://www.flickr.com/photos/camarafoz/albums/72157719375885586