Câmara de Foz homenageia 15 mulheres com Prêmio Mulher Destaque em sua 10ª edição

por Diretoria de Comunicação última modificação 07/03/2024 14h54
Solenidade de entrega aconteceu nesta quinta-feira, em alusão ao Dia Internacional da Mulher
Câmara de Foz homenageia 15 mulheres com Prêmio Mulher Destaque em sua 10ª edição

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Ao completar 10 anos da existência da lei nº 4.189, de 18 de fevereiro de 2014, a Câmara de Foz do Iguaçu realizou solenidade de entrega do Prêmio Mulher Destaque, na manhã desta quinta-feira, 7 de março, congratulando 15 mulheres, escolhidas pelos vereadores, em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O prêmio objetiva reconhecer e valorizar mulheres que se destacaram profissionalmente ou prestaram relevantes serviços na área social, contribuindo para o desenvolvimento e a cidadania.

A vereadora Anice, autora da lei, ressaltou: “Estamos completando 10 anos do Prêmio Mulher Destaque em Foz. Ficamos muito felizes em homenagear essas grandes heroínas anônimas. Essa Casa de Leis se sente muito gratificada em ver mulheres se destacando em seu papel, em seu bairro, no dia a dia”.

A primeira-dama do município, Rosa Maria Geronymo Lima, representando o Governo, destacou que “o dia 08 de março é de luta das mulheres. A gente ainda luta por igualdade salarial, por espaços de poder. Aproveito que esse ano é de eleição para dizer: vamos fortalecer as candidaturas femininas, de fato, e fazer com que as câmaras tenham essa representação”.

O presidente da Câmara, vereador João Morales (União Brasil agradeceu as autoridades e convidados, parabenizando todas as mulheres. “Vocês e esse mundo só é o que é porque vocês são protagonistas de muitas coisas e assim está sendo transformado”.

Congratuladas pelos vereadores

Genir Correa Silva: Nascida em 1959 em Campo Novo, Rio Grande do Sul, dedicou seus 65 anos de vida ao serviço e à comunidade iguaçuense. Homenageada pelo vereador Adnan El Sayed. “Quero agradecer e parabenizar todas as mulheres aqui presentes. Sou muito grata ao vereador Adnan, também. Só tenho a agradecer”, disse Genir.

Laura Celiane Emidio do Nascimento: Natural de Bom Conselho, Pernambuco, Laura e seu marido ingressaram na Cooperativa COAFOZ, onde hoje integram o Conselho Administrativo, trabalhando na produção de alimentos de qualidade distribuídos na região. Homenageada pelo vereador Alex Meyer. “Dedico o prêmio a todas as mulheres, a minha família e a toda praça da agricultura familiar”, disse Laura.

Claudecir Martins da Silva: Conhecida como Dona Lica, nasceu em Foz do Iguaçu em 1968 e desde 2022 atua como liderança nos bairros Jardim Cedro e Vila Resistência, dedicando-se especialmente ao desenvolvimento nas áreas de saúde, educação e segurança. Homenageada pela vereadora Anice Gazzaoui.

“As lutas da vida são muitas e as homenagens são poucas. Quero expressar minha profunda gratidão a todos que tornaram possível essa homenagem. Dedico a todas as meninas que vivem em nosso bairro e nosso município”, afirmou Dona Lica.

Maria Genoveva da Silva Araújo: Bacharel em teologia, corretora de imóveis e pastora, atua como Presidente da Igreja Ceifa, destacando-se por seu trabalho pastoral e social na cidade. Homenageada pelo vereador Cabo Cassol. “Eu não melhor e nem maior do que cada uma das mulheres que habitam aqui. Foz que me acolheu e me permite participar da sua construção e edificação. Ninguém faz nada grande sozinho”, agradeceu a pastora Genoveva.

Naiara Thais Flores Moreno Correa: Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Vanderli Bertacchini Moreira, dedicando seus esforços à educação das crianças de Foz do Iguaçu. Homenageada pelo vereador Dr. Freitas. “Destaco a importância de nós mulheres não abrirmos mãos dos espaços de fala. Não deixo de mencionar a força da mulher e da educação. Que ao Legislar para educação, não esqueçam que ela é feita de pessoas e em grande parte por mulheres”, ponderou.

Simone Trindade Gerônimo: Há 10 anos atuando na limpeza da cidade como gari na empresa Vital, prestando serviço e trazendo o bem-estar para a nossa sociedade. Homenageada pelo vereador Edivaldo Alcântara. “Gostaria de chamar todas as mulheres da limpeza dessa Casa para virem receber esse prêmio comigo. Agradeço a todos que confiam no nosso trabalho, a limpeza do meio ambiente que é fundamental”, destacou Simone.

Bibiana de Oliveira Orsi Silva: Mãe, esposa, professora de direito e policial federal com 16 anos de experiência. Dedicou sua carreira ao combate ao crime nas fronteiras brasileiras, buscando melhorias na segurança pública. Homenageada pelo vereador Galhardo. “É uma honra ser homenageada na Casa do Povo e com tantas mulheres que hoje dão cara ao nosso povo. Dedico esse prêmio às mulheres que servem suas fardas e servem a segurança pública todos os dias”, afirmou Bibiana.

Josiane Barbosa Vieira Voidginski: Pedagoga especialista em gestão de projetos sociais e defesa dos direitos das mulheres e crianças. É uma voz ativa na promoção da inclusão e dos direitos humanos na cidade. Homenageada pelo vereador Jairo Cardoso. “Gostaria de dividir esse prêmio com todos você e em especial com minha mãe que está aqui. O que me tornei tem um pouco de cada pessoa que carrego comigo. Minha equipe de trabalho é maravilhosa”, disse Josiane.

Cida Costa: Profissional da comunicação, Cida consolidou sua carreira como coordenadora de jornalismo na Rádio Cultura, trazendo informações precisas e relevantes para a população de Foz do Iguaçu. Homenageada pelo vereador João Morales. “É uma homenagem para as mulheres da imprensa, para jornalistas, para quem está aqui filmando, trabalhando, aqui dentro, lá fora, na prefeitura, no governo. Venho aqui agradecer a homenagem e o respeito que muitos têm pela imprensa. O grande objetivo é acertar. Estou na Rádio Cultura há 26 anos”, agradeceu Cida Costa.

Kayla Garmus: Doutora em Engenharia Agrícola, Kayla é a diretora eleita do Instituto Federal do Paraná, Campus Foz do Iguaçu, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e científico da região. Homenageada pelo vereador Kalito Stoeckl. “Sabemos que centenas de mulheres de Foz mereceriam estar aqui. Como venho nesse lugar eu trago todas as professoras, secretárias, pedagogas, todas as que se envolvem na arte de ensinar”, observou Kayala.  

Inês Camargo de Andrade da Silva: Professora municipal concursada e diretora na Secretaria Municipal de Educação, Inês dedica sua carreira à educação especial, colocando em prática seus conhecimentos para beneficiar os alunos da cidade. Homenageada pelo vereador Marcio Rosa. “As mulheres estão evoluindo e dando conta. Nosso propósito aqui é aprender, evoluir, amar e depois voltarmos para casa”, afirmou Inês.

Leonor Venson de Souza: Graduada em Ciências Contábeis pela Unioeste (1991), com mestrado em Administração pela mesma instituição (2016) e atualmente é doutoranda em Desenvolvimento Regional pela UNIARA (SP). Desde 2014, atua como coordenadora e docente do curso de Ciências Contábeis na UDC e também coordena os cursos de MBA da FGV em Foz do Iguaçu. Homenageada pelo vereador Ney Patrício. “Meu trabalho social sinto como uma obrigação de devolver tudo o que recebi no ensino público. Também divido esse prêmio com minha família”, ressaltou Leonor.  

Ana Paula Bueno Hasen Parise: Militar dedicada, Ana Paula atuou como subcomandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros em Foz do Iguaçu, contribuindo para a segurança e bem-estar da população. Homenageada pela vereadora protetora Carol Dedonatti. “É uma honra estar neste ato representando outras mulheres que batalharam dia a dia para fazer desse lugar mais justo. Devemos promover cultura de respeito mútuo. Quando cheguei em Foz tinham apenas três bombeiras militares e tive o sentimento de ter que fazer sempre mais, ”afirmou Ana Paula.

Marlene Frizon Romão: Com vasta experiência na área comercial e de marketing, Marlene contribui para os negócios do Agroshopping em Foz do Iguaçu, fortalecendo as operações da empresa ao lado de seu marido. Homenageada pelo vereador Rogério Quadros. “Fico muito feliz e emocionada de representar cada mulher iguaçuense. Sempre me identifiquei com as causas sociais, que me prontifico a colaborar”, pontuou Marlene.

Imaan Tarbine: Engenheira eletricista em 2019, em parceria com seu sócio Fauzi Marraui, fundou a Capta Solar Engenharia. Atua também como presidente do Conselho Jovem Empreendedor de Foz do Iguaçu. Homenageada pela vereadora Yasmin Hachem. “Me sinto muito honrada em receber a homenagem, representando todas as mulheres jovens e empreendedoras”, completou Imaan.


 

 Clique aqui para mais fotos do evento