Câmara de Foz homenageia nesta sexta (09) 14 pessoas que se destacaram em prol dos direitos humanos em Foz

por Diretoria de Comunicação última modificação 07/12/2022 10h11
O evento terá início às 09h, no plenário, e cada vereador escolheu uma pessoa para congratular

A Câmara de Foz realiza sessão solene de entrega do Prêmio Personalidade de Direitos Humanos nesta sexta-feira, 09 de dezembro, às 09h. A solenidade é fruto da Lei Municipal nº 4865/2020, de autoria da Vereadora Anice Gazzaoui (PL). Na oportunidade, cada vereador pode escolher uma pessoa que tenha se destacado em suas atividades e prestando serviços relevantes, por meio da luta pelos direitos, pela democracia e pela justiça social. Neste ano de 2022, o prêmio está em sua segunda edição.

O evento será realizado no plenário da Câmara e transmitido ao vivo pelas redes sociais oficiais do Legislativo (site, plenário online, youtube e facebook).

Confira os homenageados escolhidos pelos vereadores:

A vereadora Anice Gazzaoui (PL) vai homenagear Aparecida Ferreira dos Santos Silva – Ela iniciou o projeto “Faça uma criança feliz”, que realiza eventos beneficentes no dia das crianças, que são organizados nas ruas do bairro São Sebastião. As crianças são beneficiadas com doações de brinquedos, doces, roupas, materiais escolares e demais itens de necessidades básicas.

A vereadora Yasmin Hachem (MDB) vai homenagear Samyra Padilha Rocha – Ela foi fundadora Associação de Travestis e Transexuais de Foz do Iguaçu- Casa de Malhu. Ela coordenou a casa por anos, coordenou e dirigiu a Casa de Malhu por anos, realizando trabalho de prevenção das ISTs-AIDS e palestras.

O vereador Adnan El Sayed (PSD) vai homenagear o Padre Carlos Osvaldo Sosa – ele é conhecido por Padre Carlos. Ele atuou vários anos na causa indígena, foi responsável pela pastoral operária e indigenista e também ajudou a reestruturar o Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz, em 2010.

O vereador Edivaldo Alcântara (PTB) vai homenagear Wancler Hotz – ele é pastor, durante seis anos atuou na igreja Assembleia de Deus Morumbi 3, ajudando a comunidade a restaurar suas vidas. Em 2018 foi enviado para pastorear a igreja Assembleia de Deus Jardim São Luiz, onde trabalhou na parte espiritual e social. Em 2021 época de pandemia, um tempo muito difícil, foram mandados para a Igreja Assembleia de Deus Três Bandeiras.

O vereador Jairo Cardoso (União) vai homenagear Viviane Emília Pereira – Coordenadora do Ajuda Humanitária de Foz, que há 05 anos tenta amenizar a fome de várias pessoas necessitadas.

O vereador Alex Meyer (PP) vai homenagear Maira Regina Fingstag Kodama – Ela desenvolve trabalho social no Projeto Esperança e Vida. A entidade auxilia desabrigados de enchentes, pessoas em situação de rua e famílias carentes. Ela chegou a desenvolver voluntariado em tempo integral, sob a orientação do Padre Germano Lauck, da Paróquia São João Batista. Além disso, ela ajudou a estruturar a sede própria do projeto.

O vereador Cabo Cassol (União) vai homenagear Murillo Alves – Ele é Policial Militar do Paraná e tem 20 anos de história na corporação. Murilo se destacou pelo empenho e dedicação no atendimento às vítimas de violência. Ele inclusive se destacou no atendimento a uma família vítima de assalto, em que os ladrões eram extremamente violentos e ele entrou na residência para proteger a família.

O vereador João Morales (União) vai homenagear Ricardo Alves Nascimento – Quando ele chegou em Foz, em 2008, passou a passou a atuar na Igreja, ajudando pessoas em vulnerabilidade social, sejam elas por falta de alimentos ou de uma palavra de esperança. Em 2015, já na Rede Massa, veículo do qual ele é apresentador, começou o projeto Massa é Ser Solidário que arrecada alimentos para as famílias carentes de Foz do Iguaçu.

O vereador Dr. Freitas (PSD) vai homenagear Idalina Barbosa - Há 25 anos que Ir. Idalina está à frente da Associação Fraternidade Aliança junto com a diretoria superando dificuldades e desafios. A Associação Fraternidade Aliança (AFA) completou em 2022, 31 anos. Ela já realizou trabalho junto a Pastoral da Criança na região do Porto Meira.

O vereador Kalito (PSD) vai homenagear Luciano Stremel Barros – Ele é presidente do Presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF). Na área de Direitos humanos, destacam-se os trabalhos ligados à Câmara técnica de tráfico de pessoas.

O vereador Rogério Quadros (PTB) vai homenagear Claudio Ney Inácio Güntzel – Padre Carlos foi fundador da Casa de Recuperação de dependentes químicos Recanto Parque Iguaçu, em Medianeira; coordenador da obra da construção da nova catedral de Foz e atualmente é pároco da Paróquia Anunciação do Senhor, onde além do atendimento religioso desenvolve atividades assistenciais e formativas. São realizados atendimentos semanais dos profissionais do posto de saúde do bairro, atendimento psicológico gratuito para a população carente; atendimento da Cáritas Paroquial que cadastra visita e distribui cestas básicas, roupas, calçados, etc. a pessoas e famílias em vulnerabilidade social.

O vereador Galhardo (Republicanos) vai homenagear Efigênia Pereira dos Santos - Missionária, Pastora Evangélica, Dona Efigênia, como é carinhosamente conhecida por todos na região do Jardim Califórnia conduz a Igreja Templo da Glória de Deus. Ela auxilia no combate à fome, à pobreza e às desigualdades sociais, angariando alimentos, leites, roupas, brinquedos e diversos utensílios que são doados pelos frequentadores de sua igreja.

O vereador Valdir de Souza (Maninho) havia escolhido para homenagear Francisco de Sales Lima Filho - Presidente do grupo antigos de Foz do Iguaçu, entidade sem fins lucrativos que através da união de proprietários de carros antigos, é responsável por dezenas de eventos e campanhas de ações sociais. Já realizaram campanha de entrega de brinquedos para diversas crianças, encontro solidários de carros antigos com arrecadação de alimentos, doação de bicicletas para o grupo amigos (projeto social), campanha no Lar dos velhinhos, no natal se vestem de papai e levam brinquedos e doces para crianças carentes.

O vereador Ney Patrício (PSD) vai homenagear Betina Bauken Grechi – Ela é presidente do centro de nutrição e também é voluntária da entidade há 25 anos, totalizando mais de 30 mil atendimentos no período. Em 1997 conheceu o centro de nutrição infantil e começou trabalho voluntário na entidade, que trabalha com objetivo de prevenir e recuperar distúrbios nutricionais de crianças e adolescentes, de recém-nascidos a 14 anos, em situação de risco, por meio do atendimento de profissionais de várias áreas.