Câmara de Foz recebe selo diamante no índice de transparência pública do TCE
Transparência, controle social e respeito ao cidadão. É com essa visão de gestão que o Legislativo iguaçuense tem trabalhado nos últimos anos. O resultado disso é que a Câmara Municipal de Foz do Iguaçu ganhou o selo diamante no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP-TCE/PR). Uma conquista do Poder Legislativo, fruto de muito trabalho técnico e administrativo.
O ITP é um parâmetro instituído pelo Tribunal de Contas do Paraná para medir o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos. A avaliação do índice é conduzida por meio de uma Matriz de Critérios de Avaliação estruturada em três níveis: Dimensões (assuntos objetos de análise nos portais) → Critérios (quesitos a serem examinados nos portal) → Itens de Verificação (elementos concretos que confirmam objetivamente o atendimento do critério).
O cálculo do índice de avaliação leva em consideração o peso de cada dimensão, critério e itens de verificação. Cada critério tem um peso conforme sua importância e são classificados em essenciais, obrigatórios e recomendados.
O presidente da Casa, vereador Paulo Debrito (PL), enfatizou que a Câmara de Foz está entre as mais transparentes do Estado do estado, tendo alcançado o 46º lugar no índice de transparência pública.
O Assistente Técnico da Diretoria Geral, Fabiano Borghetti, destacou que a Casa foi melhorando os processos internos, transparência e alimentação do portal, com o objetivo de alcançar esse índice, o Selo Diamante, enfatizando que a equipe da Câmara ficou muito feliz com o resultado do trabalho implementado nos últimos anos.
Os sites das instituições públicas são classificados a partir dos índices obtidos. A Câmara de Foz do Iguaçu obteve o índice de transparência de 95,65 % – classificação Diamante. As classificações seguem as notas: Diamante - Entre 95% e 100%; Ouro- Entre 85% e 94% e Prata- Entre 75% e 84%.
Neste ano, a Câmara teve o seu melhor desempenho. Desde 2023 vêm realizando mudanças para a evolução dos requisitos e agora em 2025 chegou ao nível diamante.
A Gestora do Portal da Transparência da Casa, servidora Loara Calixto Braga, disse que foi um ano de muito comprometimento para chegar até esse resultado. Ela ressaltou que a transparência é um processo contínuo e toda a equipe de servidores da Casa está muito contente com a conquista.