Câmara de Foz reforça cobranças sobre saúde pública do município

por Diretoria de Comunicação última modificação 22/02/2024 12h08
Questionamentos e requerimentos aprovados tratam sobre demora em transferência de pacientes, frota do SAMU e mapeamento de doenças raras
Câmara de Foz reforça cobranças sobre saúde pública do município

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

A saúde mais uma vez foi alvo de cobranças dos vereadores na sessão desta quinta-feira, 22 de fevereiro. Dentre as indagações, feitas via requerimentos, estão: demora na transferência de pacientes, fila de espera para exames, frota do SAMU e informações sobre mapeamento de doenças raras. Um dos requerimentos (112/2024), de autoria do vereador Galhardo (Republicanos), cobrou esclarecimentos sobre a demora na transferência de bebê, que estava com sintomas respiratórios, da UPA João Samek para Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

Outro requerimento (113/2024), do mesmo autor, pede informações sobre a demora na realização de exame em um paciente que estaria há mais de uma semana no Hospital Municipal aguardando após complicações pós-cirúrgicas. O vereador Galhardo também cobrou informações (requerimento 114/2024) sobre a frota do SAMU, alegando que a população tem denunciado a demora e por vezes até falta de atendimento pelo serviço.

“As pessoas que buscam atendimento e não conseguem muitas vezes ficam na UPA por 10, 15 dias, mas não conseguem encaminhamento. Está lá o pedido médico de que ela precisa ser internada, mas não abrem vaga no hospital. Então precisamos urgentemente de pessoas que deem essa informação sobre o porquê não conseguem a vaga no hospital”, questionou o vereador Galhardo.

Mapeamento de doenças raras

A vereadora Yasmin Hachem (MDB) também fez ponderações, via requerimento 119/2024, sobre a área da saúde, questionando se existe algum censo no município voltado para doenças raras e se a secretaria de saúde já realizou algum tipo de ação a respeito desse tipo de enfermidade. A parlamentar argumenta que atualmente existem de seis a oito mil doenças raras e para ser enquadrado neste grupo é necessário que a enfermidade afete até 65 pessoas em um grupo de 100 mil indivíduos. O requerimento traz a informação da Organização Pan-Americana de Saúde de que o Brasil possui aproximadamente 13 milhões de pessoas com algum tipo de doença rara.

Dia 29 de fevereiro é o Dia Mundial das doenças raras, com o objetivo de conscientizar o público em geral e tomadores de decisão sobre o impacto na vida dos pacientes e cuidadores e também como forma de sensibilizar os governantes. Os requerimentos foram aprovados e encaminhados às autoridades competentes, das quais ficam aguardando retorno oficial. Yasmin também entrou com uma indicação ao prefeito sobre a possibilidade de criação de um estudo para ampliação da detecção de doenças por meio do teste do pezinho.

“O requerimento que pergunta ao Executivo qual o planejamento para o dia das doenças raras. Inclusive é uma data escolhida por ser rara, por acontecer a cada quatro anos. Além disso, a gente também apresentou indicação sobre o teste do pezinho, pedindo para que o teste possa abranger mais doenças. A gente precisa se atentar para as questões e melhorar principalmente na prevenção e tratamento”, finalizou a vereadora Yasmin Hachem (MDB).

Clique aqui para mais fotos da sessão