Câmara de Foz requer informações sobre reforma da UPA e cuidados para retorno às aulas presenciais

por Diretoria de Comunicação última modificação 11/08/2020 14h40

A saúde voltou a ser tema de alguns requerimentos discutidos e aprovados na sessão desta terça-feira, 11 de agosto, na Câmara de Foz do Iguaçu. As cobranças giram em torno de: reformas na UPA do Morumbi; Programa de Saúde da Família; atendimento nas unidades básicas destinado à saúde da mulher. Outro assunto abordado nos requerimentos foi a educação. A cobrança refere-se a quais serão as medidas adotadas com relação ao retorno das aulas presenciais.

Por meio do requerimento 300/2020, de autoria do Vereador Rudinei de Moura (Patriota), foi feito um pedido oficial de informações sobre as reformas realizadas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Morumbi. Os serviços foram concluídos em fevereiro deste ano. De acordo com o requerimento, há uma reivindicação por parte dos usuários do sistema de saúde, com relação a algumas salas de atendimento. A proposição cobra então informação do Executivo a respeito de qual empresa ganhou a licitação, quais os valores pagos, detalhamento do serviço executado e se foi feita vistoria após conclusão dos serviços e qual órgão teria feito. O requerimento foi aprovado e segue para o Executivo, do qual fica aguardando resposta.

Atendimento à saúde da mulher

Ainda sobre saúde, o requerimento nº 310/2020, de autoria do vereador João Miranda (PSD), solicita informações do Poder Executivo sobre os serviços de atendimento nas unidades básicas destinados à saúde da mulher. Quer saber se existe uma estrutura específica para esse fim e quais as medidas que a prefeitura está adotando para divulgar e incentivar a procura pelos serviços de prevenção destinados à saúde da mulher.

Medidas adotadas nas voltas às aulas presenciais

Um requerimento (301/2020), de autoria do Vereador Rudinei de Moura (Patriota), questiona o Executivo sobre medidas e cuidados para retorno das aulas presenciais, mais especificamente quais ações e protocolos serão adotados; Se haverá rodízio de alunos e em caso positivos especificar quais os métodos serão utilizados para a divisão dos alunos; Se haverá sanitização das escolas. As cobranças ponderam questionamentos também se o ensino permanecerá de maneira remota e qual o motivo do retorno presencial. E ainda, em caso de contaminação de alunos ou servidor quais medidas as escolas devem adotar.

Informação sobre pagamentos de contrato do transporte escolar

Um requerimento aprovado, de autoria do vereador Celino Fertrin (Podemos), está solicitando da prefeitura de Foz do Iguaçu informações oficiais sobre os pagamentos deste ano, referentes ao contrato nº 331/2018, que trata do serviço de transporte escolar. A alegação no requerimento é que em consulta realizada no Portal da Transparência do Município em 05 de agosto as informações não estavam disponíveis. A matéria foi aprovada e fica aguardando resposta do Executivo.