Câmara de Foz vota projeto que permite progressão salarial para merendeiras
O Legislativo de Foz do Iguaçu começou a apreciar e deve votar neste sábado (20) o Projeto de Lei nº 324, que permite avanços na carreira (salariais) das merendeiras escolares da rede municipal, com efeitos previstos para o início de 2026. A proposta altera a Lei nº 5.198/2022, que criou os cargos de Merendeiro(a) Escolar e Motorista de Transporte Escolar, integrantes do Quadro de Profissionais da Educação Básica do município.
De acordo com o projeto, a mudança alcança todas as classes do cargo de merendeira, permitindo que as servidoras tenham mais avanços na carreira, o que acarreta em aumento real de salário ao longo dos anos. Na Classe I, a referência passa de 33 para 38; na Classe II, sobe de 36 para 40; e na Classe III, a referência atual de 39 passará a ser 42. Segundo o projeto, o impacto financeiro anual estimado da proposta é de R$ 1,93 milhão em 2026.
Em nota anexada ao texto do projeto, o Sindicato dos Profissionais da Educação e Professores do Município de Foz do Iguaçu (Sinprefi) encaminhou o resultado da assembleia realizada no último dia 12 de dezembro, na qual manifestou aprovação unânime à correção das referências do cargo. No entanto, a entidade informou que segue em negociação para a inclusão definitiva do cargo no plano de carreira.