Câmara entrevista com Professor e Arquiteto Ruisdael Neto fala sobre mobilidade e desafios de encontrar soluções para os problemas urbanos

por Diretoria de Comunicação última modificação 12/02/2021 14h56

O Programa Câmara Entrevista, da TV Câmara de Foz, conversou com Professor da UDC, Arquiteto e Urbanista, Ruisdael de Freitas Lima Neto, sobre mobilidade urbana. Ele abordou vários aspectos importantes sobre tema, desde o que é mobilidade urbana e como ela é importante para melhoria na qualidade de vida até a relevância de obras estruturantes em andamento na cidade. "A mobilidade é o momento de partida e chegada, como transitar de A para B de forma eficaz e segura.

Ele aborda também que ações como montagem de ciclovia precisa acompanhar um transporte público de qualidade. "Acho que a hora que se cria uma alternativa (como ciclovia) e incentiva o uso, também em contrapartida é preciso dar transporte público de qualidade. Porque as pessoas não terão mais carro particular com tanta intensidade rodando no sistema viário.

Com relação às políticas públicas, o Professor explicou que é preciso que o cidadão cobre e também apresente propostas. "Tudo isso é importante para que a cidade seja sadia. Temos uma cidade maravilhosa, temos ouro na mão que precisa ser lapidado". O Professor Ruiasdel também falou das obras estruturantes em andamento na cidade. "Existem vários pontos da cidade que vão levar as pessoas a se conectar. Dentro as ações que estão sendo feitas, acho fundamental que esses projetos abram espaços para se ter uma infraestrutura excelente de mobilidade". Ao final, o arquiteto falou da importante interlocução entre a educação, seu aprimoramento e as soluções dos problemas urbanos. "Acho fundamental se agregar o ensino às dificuldades que nós temos em prol da comunidade e do cidadão".