Câmara homenageia 15 mulheres na edição do Prêmio Mulher Destaque de 2020

por Diretoria de Comunicação última modificação 13/03/2020 09h18

A homenagem dos vereadores de Foz do Iguaçu às 15 mulheres que se destacaram na sociedade aconteceu nesta quarta-feira, 11 de março, em solenidade de entrega do Prêmio Mulher Destaque 2020. A sessão solene foi conduzida pelo Presidente do Legislativo, Beni Rodrigues (PSB). O plenário da Casa de Leis ficou lotado com amigos, familiares e também alunos das homenageadas, que marcaram presença para prestigiar o reconhecimento do trabalho dessas mulheres.

A autora da lei que instituiu o Prêmio Mulher Destaque, Anice Gazzaoui (sem partido), se pronunciou: “Estou muito emocionada. Na primeira legislatura que entrei na Casa de Leis eu era a única parlamentar mulher. Hoje somos em três mulheres na Câmara e isso é muito importante. Cada uma de vocês representa uma parcela da sociedade. Vocês têm uma história. Infelizmente, ainda contabilizamos mortes, violência contra a mulher. Cabe a cada uma de vocês ser embaixadora das vozes das mulheres. Não se calem, seja a voz e a representação das mulheres”.

Leila Flor

O Presidente da Câmara, Beni Rodrigues (PSB), homenageou Leila Flor, que trabalha como agente comunitária de saúde – ACS, em Foz do Iguaçu, desde 2010. “Estendo a homenagem a todas as ACS, minhas colegas de trabalho. Estou muito feliz com o reconhecimento”, declarou Leila.

Judite Maria Dalcin

A vereadora Nanci Rafagnin Andreola (PDT) homenageou Judite Maria Dalcin, que é uma das desenvolvedoras do Projeto Anjo Gabriel, na Pastoral Social Cáritas da Paróquia Nossa Senhora de Fátima; e o CAIA. Os projetos atendem adolescentes grávidas em situação de vulnerabilidade social, na comunidade do Jardim Canadá e arredores.

“Sinto-me muito orgulhosa de estar aqui nesse ambiente com toda sociedade de Foz. Agradeço a nossa comunidade Nossa Senhora de Fátima. Hoje já estamos chegando a cinco anos e já passaram pelo projeto mais de 130 meninas em situação de vulnerabilidade. Para nós é um motivo de muita gratidão”, agradeceu Judite.

Jaira Luzia Fagundes da Silva

O vereador João Miranda (PSD) entregou a placa para a enfermeira Jaira Luzia Fagundes da Silva. Ela trabalhou na saúde pública desde a formação superior. Passou por lugares como a Santa Casa Monsenhor Guilherme e o Hospital Municipal. Atualmente ela atua na UBS do Profilurb I. “Agradeço a essa cidade que me acolheu. Quando retornei na Santa Casa, que decidi que era aqui que eu ia ficar. Foi no momento de dificuldades que reuni forças”, destacou Jaira.

Alice Terezinha Rover

O vereador Elizeu Liberato (PL) prestou homenagem a Alice Terezinha Rover, que é técnica em zoonoses e vigilância em saúde; e atua há quase 15 anos no Centro de Controle de Zoonoses – CCZ de Foz do Iguaçu. “Estou muito feliz e emocionada. Não esperava a homenagem do meu chefe, exibida do vídeo, o Carlos Santi, do Centro de Controle de Zoonoses”, falou Alice.

Terezinha Fraitag da Silva

O vereador Edson Narizão (PTB) homenageou Terezinha Fraitag da Silva, que tem trabalho incansável e voluntário em defesa de crianças carentes, dos animais; e ações no Lar dos Velhinhos e na oncologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti – HMCC. “Estou surpresa. Sinto-me muito honrada. Não tenho curso de nada. Sou mãe, mulher, idosa e defensora das causas sociais. Estou emocionada porque nunca imaginei que estaria aqui um dia sendo homenageada”, afirmou Terezinha.

Isadora Minotto Gomes Schwertner

A vereadora Anice Nagib Gazzaoui (sem partido) homenageou a advogada Isadora Minotto Gomes Schwertner, vice-presidente da OAB de Foz do Iguaçu, sócia fundadora do escritório Schwertner & Anóiz Advogados Associados. É professora da Unioeste e da UDC. Presta assistência jurídica aos apenados, no Patronato.

“Iniciativas como essas me deixa extremamente honrada e cheia de alegria. Ações possibilitam construção de cultura que a mulher se sinta mais protegida e com suas liberdades. Deixo meu muito obrigada e sentimento de profunda gratidão. Agradeço à OAB, minha família e as universidades que trabalho, Unioeste e UDC, pela oportunidade”, disse Isadora.

Cintia Hettwer Tapanotti

O vereador Celino Fertrin (PDT) prestou homenagem à Cintia Hettwer Tapanotti, em reconhecimento aos trabalhos prestados como agente comunitária de saúde – ACS e a criação do Projeto de Planejamento Familiar em 2007. O objetivo do projeto é esclarecer e estimular o planejamento familiar das beneficiárias do Programa Bolsa Família.

“A gente nunca trabalha sozinho. Não atingimos os objetivos se não tivermos o apoio de nossa família e de nossas colegas. Não esperava uma homenagem tão bonita assim. Esse prêmio acredito que seja de todas. Penso que quando trabalhamos na saúde precisamos ser um pouco mais sensíveis ainda”, disse Cintia.

Elizabete Fiorentin Dotto

O vereador Darci DRM (sem partido) prestou homenagem à Elizabete Fiorentin Dotto, mais conhecida como Beta, por se destacar como agente comunitária de saúde – ACS no Bairro Porto Belo, desde 2007. “Agradeço a todos, família e colegas de trabalho, que nos dão força nos momentos difíceis”, destacou Elizabete.

Cláudia Mara Gonçalves Haas

O vereador Edílio Dall’Agnol (PSC) entregou homenagem à agente comunitária de saúde – ACS, Cláudia Mara Gonçalves Haas. “Eu não esperava essa homenagem, mas agradeço aos meus filhos, amigos e à gerente da minha unidade de saúde”, declarou Cláudia.

Janaína Adriana da Cunha de Lima

A vereadora Inês Weizemann (PSD) prestou homenagem à Janaína Adriana da Cunha de Lima, fonoaudióloga há 25 anos, sendo 18 anos dedicados à área da saúde pública do município. “Eu não conseguiria me ver em outra posição que não fosse essa, de cuidar e acalentar as pessoas no momento de dor. Não consigo olhar o laudo de uma pessoa só como diagnóstico, eu olho para pessoa. Agradeço aos meus pais, minha família. Agradeço imensamente a Deus que me colocou aqui”, destacou Janaína.

Maria de Fátima Kelbare

O vereador Jeferson Brayner (sem partido) entregou a homenagem à agente comunitária de saúde – ACS, Maria de Fátima Kelbare, reconhecida pelos serviços prestados ao município desde 2005 na área da saúde. “Fico muito feliz de estar aqui, me sinto honrada por representar as mulheres e minha unidade de saúde também”, afirmou Maria.

Ana Biesek

O vereador Luiz Queiroga (DEM) homenageou Ana Biesek, funcionária pública da Prefeitura Municipal. Também é Gerente de Mercado Turístico Nacional e do Escritório de Projetos da Secretaria de Turismo, Diretora do Escritório de Projetos da Prefeitura; Coordenadora do Plano Diretor de Foz do Iguaçu e de Captação de Recursos na Secretaria de Planejamento e Secretária de Meio Ambiente do município.

“Estou muito emocionada. Agradeço a minha família, minha chefe, amigos e amigas e digo que hoje recebo essa homenagem e estou muito alegre e feliz. Sempre vou lembrar desse momento e não somente por mim, mas por todas outras mulheres”, agradeceu Ana.

Amabilis Regiani Luz Filippi

Amabilis Regiani Luz Filippi é a profissional escolhida pelo vereador Marcio Rosa (PSD). Ela atuou na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) durante quatro anos, lecionou por 10 anos na Classe Especial da Escola Municipal Josinete Holler, até que foi chamada para ser avaliadora do Departamento de Educação Especial do Município.

Foi incumbida de estar à frente como Diretora da Antiga Casa Oficio, hoje denominado Escola Alternativa, onde atuou por 18 anos. Já aposentada, ela segue como voluntária e atualmente é vice-presidente da instituição, acompanhando os trabalhos e lutando pelos interesses da comunidade. “Agradeço ao vereador Marcio pelo reconhecimento do meu trabalho e de todas nossas colegas professoras da educação especial. Foram mais de 30 anos dedicados à educação especial”, afirmou Amabilis.

Tania Aparecida Alfonso Santos

O vereador Rogério Quadros (PTB) homenageou a agente comunitária de saúde – ACS, Tania Aparecida Alfonso Santos, que trabalha na área da saúde desde 2005, e atualmente presta serviços na Unidade Básica de Saúde – UBS Jardim São Paulo II. “Estou muito honrada. Lutamos por equidade, igualdade e respeito. Uma vida melhor para a mulher é também melhor para o mundo”, declarou Tania.

Nelsi Aparecida Bandeira Pacífico

O vereador Rudinei de Moura (Patriota) prestou homenagem à assistente social Nelsi Aparecida Bandeira Pacífico, em reconhecimento ao trabalho prestado à comunidade, através da Confederação de Irmãs Beneficentes Evangélicas de Foz do Iguaçu – CIBEFI, que ajuda dezenas de família do município com cestas básicas. “Agradeço a todos os familiares, a todos os vereadores. Agradeço a Deus, aos meus filhos”, enfatizou Nelsi.

Finalizando o rol de homenageadas da edição do Prêmio Mulher Destaque de 2020, o Presidente da Casa, Beni Rodrigues (PSB), agradeceu a todos e enfatizou o reconhecimento às mulheres. “Vou levar ao Prefeito a sugestão para que ele faça um estudo de impacto financeiro para que se valorize mais os agentes comunitários de saúde. Vejo que são um grande esteio da nossa saúde. Foi exatamente por isso que prestei homenagem à profissional desse ramo”, concluiu Beni.


Mais fotos do evento em "fotos do dia": https://bit.ly/3cOOBhd 


Assista à reportagem da TV Câmara: