Câmara homenageia personagens que atuam na promoção e proteção dos direitos humanos

por Diretoria de Comunicação última modificação 11/12/2021 13h16

A Câmara Municipal homenageou nesta sexta-feira, 10 de dezembro, em Sessão Solene, personagens que atuam na promoção e proteção dos direitos humanos, durante a realização da primeira edição do Prêmio “Personalidade de Direitos Humanos de Foz”. O evento é fruto de um projeto de lei (01/2020) de autoria da vereadora Anice Gazzaoui (PL), que se transformou em lei municipal (nº 4.865/2020). Na mesma data é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
“Hoje vivemos momentos difíceis. Não podemos esquecer a história, se hoje estamos aqui é porque temos pessoas que lutaram e militam pelos direitos humanos. Eles são inerentes a todos os seres humanos e estão respaldados na declaração universal dos direitos humanos. Devemos todos lutar incansavelmente pelos direitos que compõem a tão sonhada sociedade justa e equilibrada”, afirmou Anice.

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) destacou: “É um grande avanço para Foz termos uma lei que homenageia anualmente personalidades dos direitos humanos. É uma pauta que faz parte do cotidiano da sociedade. Temos de celebrar e enaltecer as pessoas que doam sua vida ou parte dela para a causa dos direitos humanos. Quero homenagear o Ivan que é exemplo de resistência, uma das vítimas que sofreu muito durante o processo. Quero deixar público meu reconhecimento a todos os homenageados, mas você Ivan é uma das pessoas que simboliza a resistência democrática neste país. Como também fiquei muito feliz de ver aqui o padre Sérgio, que tem uma história em nossa comunidade que está entranhada com as causas de direitos humanos, sempre lutando pela vida, pelo próximo. Vivemos em mundo em que o individualismo termina prevalecendo sobre o coletivo. Esse prêmio é uma homenagem a muitas pessoas que lutaram e morreram pelas causas justas desse país. Às vezes custa muito caro defender a democracia e muita gente perdeu sua vida nessa defesa. Esse é um ato que expressa a necessidade de reconhecer essas pessoas, porque o que fizeram e fazem pelo Brasil exemplifica esse título, é grandioso. Nosso abraço também ao Dr. Ruy Muggiati, porque eu me lembro que um dia fizeram uma chacina com jovens aqui e vi o Dr. Ruy descer lá no Monsenhor Guilherme. Ele desceu como juiz para se comunicar com as famílias e mostrar que a justiça seria feita. Quem o conhece sabe dos compromissos com a família, direitos e com a vida”.

Homenagens

Marilu Camargo (in memoriam), homenageada pelo vereador Adnan El Sayed (PSD), era uma ativista e artesã maranhense, lutou para a construção da política antidrogas em Foz e tornou-se uma das mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis das mulheres em nossa cidade. “É uma honra receber a homenagem em nome da minha esposa, sempre foi uma lutadora dos direitos humanos. É com grande emoção que recebo”, disse Jovenil Camargo, que recebeu o prêmio em nome de Marilu.
Padre Sergio Bertotti – pároco da Paróquia Espírito Santo e Nossa Senhora Aparecida, presidente da Cáritas Foz e Cidadão Honorário do Município, homenageado pelo vereador Alex Meyer (PP). Atualmente, Bertotti preside a Cáritas Foz e integra, como representante desta entidade, a Câmara Técnica de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Foz, o Comitê sobre Migrantes da Secretaria de Direitos Humanos de Foz e o Grupo de Trabalho Migrantes/Foz. “Agradeço a amigos, padres, irmãos paroquianos e também à Câmara Técnica de enfrentamento ao tráfico de pessoas. O Papa Francisco afirma que os direitos humanos não são suficientemente universais. O tráfico de pessoas e outras formas de escravatura tornam-se um problema social que requer esforço global de atores que compõem a sociedade”.

Ivan Akselrud de Seixas, jornalista e ex-preso político na época da ditadura participou ativamente da luta contra a repressão como militante do Movimento Revolucionário Tiradentes – MRT e foi capturado pelo DOI-Codi, homenageado pela vereadora Anice. Ele coordenou as buscas aos corpos de seis desaparecidos políticos dentro do Parque Nacional do Iguaçu, pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e também pela Comissão Nacional da Verdade. “Com muita emoção que recebo esta homenagem, sou sobrevivente da luta contra a ditadura militar, das câmaras de tortura e por isso dedico minha vida a lutar por quem não tem voz. Nós temos o lado daqueles que não aceitam injustiça. Nós defendemos a saúde universal, a educação do básico à universidade, isso para nós é um lado. Foz é o único município no estado que tem uma secretaria de direitos humanos. Eu vi mulheres, crianças, padres, pastores, negros, todos serem torturados. Se dou ao direito de atacar os direitos da população lgbtqia+ eu dou ao direito de me atacar. Temos de defender negros, mulheres. Neste momento em que vemos tantas agressões reforço nosso compromisso com a sociedade”.

Alana Lacerda - psicoterapeuta, teóloga e naturopata, ativista na causa contra o tráfico humano, teóloga, missionária, coordenadora de vários projetos sociais na cidade de Foz, homenageada pelo vereador Dr. Freitas (PSD). “O tráfico humano acontece a todo momento. Provoco a necessidade de termos um plano de enfrentamento ao tráfico humano”.

Fabiana Gonçalves – pedagoga pós-graduada em educação à distância e psicopedagogia e desde 2011 está à frente do projeto “Amigos”, homenageada pelo vereador Edivaldo Alcântara (PTB). Ela trabalha com crianças e adolescentes da região do bairro Portal da Foz, oferecendo cursos nas áreas de educação, esporte e cultura, além de prestar assistência social às famílias. Com mais de duas mil crianças já atendidas, o lema do projeto é “Construindo o presente para mudar o futuro”. “O projeto amigos é isso. Muitas pessoas perceberam a responsabilidade. Os cursos atendem cerca de 200 crianças e adolescentes”.

Bruna Homem de Souza Osman – bacharel em Direito, design e mestre em Direito Político e Econômico, homenageada pelo vereador Jairo Cardoso (DEM). Entre 2008 e 2011 foi presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e desde 2019 é presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-PR – Subseção de Foz e é membro da Comissão de Direito Digital e Propriedade Intelectual da OAB-PR – Subseção de Foz. “É importante seguir, ainda que os obstáculos sejam maiores. O trabalho de cada para transformar vidas”.

Eliandra Vedoy – empresária e idealizadora do Projeto Social “Onças do Bem”, homenageada pelo vereador João Morales (DEM). Eliandra é voluntária - dedicada às causas sociais. Ela comanda um grupo de cerca de 80 (oitenta) voluntários, com um trabalho social apoiando as famílias mais necessitadas da nossa cidade, com várias campanhas de arrecadação e distribuição de alimentos e roupas para pessoas carentes. Durante a pandemia, teve papel importante no auxílio com a busca de remédios para pessoas que tiveram covid. “É uma honra. Nosso trabalho vem desde 2004, ajudando as pessoas necessitadas. Todas as entidades que estão aqui hoje fazem o bem para o ser humano, mas precisamos de ajuda. Peço a vocês que olhem mais para o outro e tenham amor ao próximo e retribua isso para a população em geral. O mundo precisa de cura, que é o amor”.

Johnson Mateus, coordenador do projeto Sopão da Madrugada, homenageado pelo vereador Valdir de Souza Maninho (PSC). “Agradeço a Deus, aos meus voluntários, a minha família. Muitas pessoas me perguntam por qual motivo faço isso. Faço isso porque Deus colocou no meu coração. Criamos recentemente no Portal da Foz uma padaria comunitária que vai atender as pessoas. Temos o projeto do banho solidário. Peço que voltem com a geladeira comunitária, estamos precisando atender aos moradores de rua e peço que criem um bebedouro de água gelada na frente da assistência social para atender os moradores de rua”.

Dr. Fernando de Paula Xavier Junior, promotor de Justiça da 15ª Promotoria de Justiça de Foz, promotor eleitoral da 147ª Zona Eleitoral, e presidente do Conselho Fiscal da Associação Paranaense do Ministério Público do Estado do Paraná, homenageado pelo vereador Ney Patrício (PSD). Em Foz, tem atuado diuturnamente na proteção e promoção dos direitos humanos há 11 anos, com algumas ações marcantes como ação civil pública para contratação de psicólogo junto ao NUCRIA e, no mesmo sentido, para contratação de psicólogos, assistentes sociais e educadores sociais para lotação em todos os CRAS. “Quero trazer aqui a importante parceria que está sendo desenvolvida entre MP e Câmara na proteção dos direitos humanos. Muitas pessoas procuram o Ministério Público por problemas pessoais, mas muitas vezes identificamos que são coletivos. Com relação ao trabalho coletivo, a atuação do MP e da sensibilidade da Câmara, trabalhamos juntos na área de direitos humanos, como a questão da guarda subsididada”.

Ruy Muggiati – desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e também Cidadão Honorário de Foz, homenageado pela vereadora Protetora Carol Dedonatti (PP). “Nesse contexto de direitos humanos, somos sociedade, somos pluralistas. Se estamos juntos enquanto sociedade é porque acreditamos. Estarmos juntos significa nos tratarmos fraternalmente. Os direitos humanos formam um todo sobre a base da dignidade humana. Os direitos humanos e democracia nos permitem enquanto sociedade encontrarmos meios de sermos civilização”.

Beatriz Alves dos Santos Silva – professora, farmacêutica e bioquímica e advogada, homenageada pelo vereador Rogério Quadros (PTB). Atuou ativamente no Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz (CDH), contribuindo na luta pelos direitos humanos, em defesa dos direitos dos trabalhadores, das minorias e dos trabalhadores sem-terra. Como advogada do CDH, atuou na defesa dos estudantes nos movimentos de ocupações das escolas, em defesa da escola pública e de qualidade. “Quero agradecer pela proposta a todos que se dedicam pelos direitos humanos. Agradeço a todos àqueles que lutaram para que vivêssemos em estado democrático de direito. A todos àqueles que doaram a vida em defesa dos direitos humanos. Há duas pessoas que também merecem Juvêncio Mazzarolo e Aluízio Palmar. Os direitos são feitos de suor, sangue, carne humana apodrecida em campos de batalha, queimadas em fogueiras”.

Maria Madalena Ames – professora e vice-presidente da APP Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná, homenageada pela vereadora Yasmin Hachem (MDB). “Divido com minhas amigas, companheiras do conselho municipal dos direitos da mulher, da APP, da marcha sindical e demais movimentos sociais que lutam contra a fome, violência e desigualdade. Hoje não dá para não lembrar das mulheres que são assassinadas, violentadas, que passam fome”.

O vereador Ney Patrício finalizou: “Que essas homenagens se estendam a tantas pessoas anônimas que fazem um trabalho pelos direitos humanos”.


Clique aqui para mais fotos