Câmara Municipal de Foz do Iguaçu lamenta falecimento de Euclides Scalco

por Diretoria de Comunicação última modificação 16/03/2021 11h03
Câmara Municipal de Foz do Iguaçu lamenta falecimento de Euclides Scalco

Foto: Pedro Ribas/ SMCS

O Legislativo Iguauense externa profundo pesar pelo falecimento de Euclides Girolamo Scalco, ex-Diretor Geral da Itaipu Binacional, ex-ministro e também ex-deputado federal. Euclides faleceu nesta terça-feira, 16 de março, aos 88 anos, vítima de complicações da covid-19, na cidade de Curitiba (PR).

Euclides era natural de Vista Alegre, Rio Grande do Sul. Ele era formado em farmácia e bioquímica. Na vida política, ele foi Vereador e Prefeito de Francisco Beltrão. Foi também um dos fundadores do MDB no Paraná, em 1966. Em 1988 ele esteve entre os principais articuladores quando da criação do PSDB. Enquanto Deputado Federal participou inclusive da Assembleia Nacional Constituinte, que editou a Constituição de 1988.

Na Itaipu, esteve à frente da Direção Geral entre 1995 e 2002, tendo sido um dos responsáveis pela renegociação da dívida da usina com a Eletrobrás e também foi responsável pela contratação e início da instalação de duas últimas unidades geradoras da Itaipu. Em Foz do Iguaçu ele foi congratulado com Título de Cidadão Honorário do Município, concedido no ano de 2005.

O Legislativo Iguaçuense externa solidariedade e deseja força a amigos e familiares enlutados.

registrado em: