Câmara Municipal de Foz do Iguaçu participa do XI Seminário Internacional da Tríplice Fronteira sobre Tráfico de Pessoas
Foi realizado ontem, 31 de julho, no Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu, o XI Seminário Internacional sobre Tráfico de Pessoas, que reúne autoridades e representantes do Brasil, Paraguai e Argentina. O evento é promovido pela Câmara Técnica de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Foz do Iguaçu (CTETP/Foz) e pela Cáritas/Foz.
Localizada em uma região urbana trinacional com mais de 700 mil habitantes — ao lado de Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina) — Foz do Iguaçu reforça a importância da cooperação internacional no enfrentamento a esse crime.
O presidente da Câmara Municipal, Paulo Debrito (PL), destacou a importância da participação do Legislativo no evento, com o objetivo de somar forças e apoiar as autoridades na luta contra o tráfico de pessoas. Segundo ele, essa é uma causa que exige a união de todos os poderes e da sociedade.
O vereador Dr. Ranieri Marchioro (Republicanos) enfatizou que o tráfico de pessoas não se limita ao deslocamento ilegal através das fronteiras. Por isso, é dever de todos vigiar, fiscalizar e reportar às autoridades qualquer situação suspeita.
O coordenador da CTETP, José Carlos da Silva, ressaltou que o seminário é essencial para alertar autoridades, população e potenciais vítimas sobre a realidade do tráfico humano. Também enfatizou a necessidade de que as forças de segurança estejam atentas e preparadas para enfrentar esse tipo de crime.
Também participaram do evento as vereadoras, Marcia Bachixte (MDB) e Valentina Rocha (PT).
O tráfico de pessoas é uma das mais graves violações de direitos humanos, exigindo ações integradas, políticas públicas eficazes e ampla conscientização social para seu enfrentamento. Casos suspeitos devem ser denunciados pelos canais oficiais, como os Disques 100 ou 180.