Câmara parabeniza 2ª maior colônia árabe do país pelo dia 25 de março

por Diretoria de Comunicação última modificação 25/03/2022 12h20
Na data de hoje, comemora-se o Dia Nacional da Comunidade árabe

Neste 25 de março, Dia Nacional da Comunidade Árabe, celebrado hoje e instituído pelo projeto de lei 4.702/04, do Senado Federal, a Câmara de Foz tem uma mensagem em reconhecimento e agradecimento a todo povo que forma a 2ª maior colônia árabe do país.

Os três descendentes e representantes da comunidade árabe no Legislativo Iguaçuense falaram um pouco sobre a importância dessas pessoas que adotaram a terra das Cataratas para viver e constituir família. Ao mesmo tempo, contribuíram para o desenvolvimento econômico e cultural de Foz do Iguaçu.

“Temos de ver que a comunidade está inserida em projetos sociais, esportivos, de desenvolvimento econômico e social”, destacou a vereadora Anice Gazzaoui (PL). O vereador Adnan El Sayed (PSD) pontuou “sou, com muito orgulho, brasileiro e descente de árabe. Sou da 4ª geração, meu bisavô já veio pra cá em 1900 e os primeiros que vieram foi em busca de oportunidade de emprego, negócios”. A vereadora Yasmin Hachem (MDB) destacou “temos duas vereadoras e um vereador que são extremamente atuantes e são extremamente orgulhosos da cultura e descendência árabe”.

História da data

A data foi estabelecida em virtude da Rua 25 de março, em São Paulo, cidade onde se concentra a maior comunidade árabe do Brasil. Até 1920 mais de 58 mil imigrantes da etnia haviam entrado no país, sendo que 40% deles se fixaram em São Paulo. Foz do Iguaçu conta com a 2ª maior colônia árabe do Brasil, tendo seus representantes chegado aqui por volta de 1950 e desde então contribuem muito com a formação do município, seja na área econômica, cultural e social.

registrado em: ,