Câmara pede testagem para profissionais de saúde que atuam na ala Covid

por Diretoria de Comunicação última modificação 19/05/2020 17h36

Os temas referentes à saúde pública voltaram a dominar a pauta da sessão online da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu nesta quinta-feira, 14 de maio. A testagem e cuidados com profissionais de saúde especialmente os que atuam na ala de tratamento dos pacientes com a covid-19; testes rápidos para detecção de anticorpos e vacinação de idosos foram os principais assuntos discutidos, além de questões como a falta de materiais nas unidades de saúde do município. 

Um dos requerimentos (156/2020), da vereadora Inês Weizemann (PL), cobrou informações sobre a falta de materiais de uso imprescindível nas unidades de saúde, o que é utilizado diariamente no atendimento, bem como esclarecimentos sobre sua suposta procedência duvidosa. De acordo com o requerimento da vereadora, foram “recebidas denúncias de que as máscaras recebidas estão em pacotes amarrados, sem procedência; de que o manuseio não foi realizado de maneira correta; os produtos não têm prazo de validade ou selo de qualidade.

Faltam aventais impermeáveis, de manga longa; o fornecimento de álcool é de apenas 2 litros a cada 15 dias; falta lençol impermeável, máscaras de proteção individual suporte para descarte de materiais perfurocortantes, água sanitária, atadura de crepe, bem como bloqueador solar para as equipes de rua (Agentes Comunitários de Saúde)”.

A respeito desse requerimento, a autora da proposição se posicionou. “Faço um apelo ao Diretor de Atenção Básica e ao Secretário de Saúde que olhem para esses funcionários com mais atenção. Precisamos aumentar os cuidados para esses profissionais”, afirmou a vereadora Inês Weizemann. O líder do Executivo na Câmara, vereador Edson Narizão (PTB) destacou: “Pode ter certeza que vamos levar essa lista ao secretário e ao Prefeito. Vamos cobrar sim, pode ter certeza”.

O Vereador Celino Fertrin (Podemos) pontuou que “a principal resposta que pode ser dada a este requerimento é atender urgentemente as unidades de saúde. Percebe-se que não está sendo feito nada além da covid-19. Que façam as reposições com produtos de qualidade”.

Necessidade urgente

O vereador Elizeu Liberato (PL) expôs: “Fico preocupado com os servidores públicos que precisam estar bem aparelhados para atender a população neste momento. Eu fico realmente preocupado. Que o Poder Executivo possa tomar as medidas urgente para fazer essa reposição desses materiais”. O vereador Darci DRM (PL) afirmou que “se o secretário não tem conhecimento de falta de EPIs básicos, máscaras, canetas, ele precisa trocar a equipe. Isso é inadmissível. Não pode estar acontecendo, então se o secretário não está tendo conhecimento, que troque a equipe”.

Testes rápidos anticorpos e proteção profissionais da saúde

Outro requerimento (158/2020) também da vereadora Inês Weizemann (PL) pede oficialmente informações sobre a atual situação dos testes rápidos de detecção de anticorpos contra o Sars-CoV-2 (CODIV-19) sendo realizados nos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença. Sabe-se que esses profissionais, assim como os profissionais de segurança pública, devem ter prioridade na testagem, assim como as pessoas que residem junto deles. Assim, requer informações sobre como está ocorrendo essa testagem, ordem de prioridades e cronograma.

Questionamentos sobre profissionais de saúde que testaram positivo

O requerimento nº 150/2020, de autoria do vereador Luiz Queiroga (PTB), solicita ao Prefeito Municipal informações oficiais sobre os profissionais da saúde que testaram positivo para Covid-19 no município. “Falamos no mês passado da insalubridade, que é um direito para quem está em área de risco. Não tem condições das pessoas estarem trabalhando dessa forma, sem condições. Percebemos que nesta semana tivemos a notícia de que uma enfermeira testou positivo e seu marido trabalha na Polícia Ambiental e também testou positivo. Ele que trabalha em uma corporação”, alertou Queiroga.

O vereador completou: “Já falamos aqui exaustivamente sobre os profissionais que estão na linha de frente da saúde. São funcionários que nos procuram desesperados porque não estão sendo cuidados. A fala aqui é específica sobre o funcionário da área da saúde, precisamos dar atenção devida a eles”, enfatizou o vereador Queiroga.

Na opinião do vereador Celino Fertrin (Podemos). “É importantíssimo o que se falou sobre a questão preventiva. Estão ofertando os EPIs e os testes necessários? O profissional de saúde está no local que já existe o vírus. Então o que poderia se pensar de proteção além para quem está cuidando da vida dos outros. Poderemos ter mil leitos, mas se não tivermos profissionais para atender essas pessoas do que adianta?”, questionou vereador Celino.

No mesmo sentido, um requerimento (149/2020) do Vereador Marcio Rosa (PSD) questiona o Executivo sobre testes da Covid-19 realizados nas Unidades Básicas de Saúde.

Vacinação de idosos

Um requerimento (155/2020) da vereadora Inês Weizemann (PL) pede informações à Prefeitura sobre a campanha de vacinação contra a gripe para idosos do Município. “Minha dúvida é que existem idosos que ainda estão na lista e não foram vacinados. E tenho recebido várias cobranças perguntando”.

Fila de espera para exames de Raio-X

Outro requerimento da vereadora Inês Weizemann aprovado nesta quinta-feira (14), cobra informações sobre a fila de espera para a realização de exames de RAIO-X considerados eletivos. De acordo com a vereadora, existem pacientes em tratamento ambulatorial ou que são encaminhados para a unidade de saúde para diagnóstico e tratamento. Esse processo tem sido interrompido, o que em alguns casos acaba agravando o estado de saúde do paciente, bem como sobrecarregando o sistema de urgência e emergência.

“Tenho recebido muitas reclamações de pacientes que aguardam bastante tempo para fazer um raio-x. A minha preocupação é que a fila de raio-x passa de 400 pessoas. Se esse paciente não for tratado precocemente ele acaba parando na UTI. Me preocupa bastante a questão de um simples raio-x não estar sendo feito. De repente até nesse decreto do estado de emergência pode incluir esses exames. Por isso fiz esse requerimento para chamar atenção e ter uma resposta”, afirmou a vereador Inês Weizemann.

O líder do Executivo na Câmara, vereador Edson Narizão (PTB) afirmou: “A gente vê uma preocupação muito grande de consultas, raio-x. Há informações para que os exames voltem a ser feitos no UPA do Morumbi, na UPA João Samek e no Porto Meira. Está tendo um estudo a respeito dessa situação. É uma preocupação do Prefeito em não parar esses procedimentos”.