Câmara reconhece atuação do Sinprefi em prol de profissionais da educação

por Diretoria de Comunicação última modificação 10/10/2022 12h09
Câmara reconhece atuação do Sinprefi em prol de profissionais da educação

Foto: Christian Rizzi - Câmara Foz

Um reconhecimento aos profissionais da educação do município, que lutaram muito pelos seus direitos no contexto do Sindicato, na manhã desta segunda-feira, 10 de outubro, durante sessão ordinária, foi entregue uma moção de aplauso (11/2022) ao Sindicato dos professores e profissionais da educação da rede pública municipal de ensino. A sessão foi presidida pelo 1º vice-presidente do Legislativo, vereador Valdir de Souza “Maninho” (PSC).

A vereadora Yasmin Hachem (MDB), proponente da honraria, pontuou: "Sindicatos são organizações que representam os direitos dos trabalhadores e é inegável o que o Sinprefi representa. Homenagear o Sinprefi é a forma que temos de agradecer à instituição e aos profissionais pela luta, que não começou somente na criação do sindicato”.

Durante a homenagem, foi exibido um vídeo com relatos de profissionais da área que participaram e ajudaram a fundar o sindicato. Professora Maria Rice, uma das fundadoras do Sinprefi. Em 2010 foi eleita a primeira diretoria do Sinprefi. Uma das principais lutas foi pelo plano de carreira dos professores, a lei municipal 4.245/2014. Embora tenha sido aprovado não foi implementado, então em 2015 houve uma greve geral dos profissionais do magistério do município.

A vereadora Anice Gazzaoui (PL) também ponderou: “Eu presenciei muito dessa luta. Eu lembro de um domingo chuvoso, em que eu li 80 páginas do projeto. Eu olho para as caras dos professores e lembro da história. Foram dias de luta, difíceis e lembro também de quando estávamos acompanhando e apoiando a greve”.

A professora Viviane Jara Benitez também pontuou: “esse é um momento de muita alegria e emoção para nós do Sinprefi, mas também falo em nome de uma categoria de mais de 3 mil pessoas. Esse é um local que abriga nossas lutas e também presencia nossas conquistas. Receber hoje essa homenagem em um momento em que existe uma marginalização dos sindicatos é muito importante”. A professora Marli Maraschin, ex-diretora do sindicato, também pontuou: “se não for a garra de um líder puxando a turma, ela não vai. De missão em missão vamos conquistando vitórias, porque não existem vitória sem lutas”.

Uma das fundadoras do Sinprefi, professora Maria Rice, memorou: “quando estávamos acampados na greve, uma pessoa muito importante foi o Vitorassi, que colaborou. Lembrando do início do sindicato, memoro que eu e os demais fomos as raízes. Hoje estamos aí com um sindicato forte. Espero que essa gestão o faça cada vez mais forte, porque precisamos de pessoa decidida e brava suficiente para que façamos nossos professores, suas famílias e demais trabalhadores da educação felizes”. O 1º vice-presidente da Casa, Valdir de Souza (PSC), finalizou: “Recebam nossos parabéns pelo compromisso e responsabilidade de sempre.

CLIQUE AQUI PARA MAIS FOTOS